O primeiro motor a gasolina com ignição por compressão, o muito aguardado (e falado) Skyactiv-X acaba de ser lançado oficialmente. A estreia-se é feita com o Mazda3, sendo que as primeiras entregas estão agendadas para o próximo outono.
Integrando a inédita tecnologia SPCCI - Spark Plug Controlled Compression Ignition (Ignição por Compressão Controlada por Faísca) da Mazda, o motor de quatro cilindros Skyactiv-X, de 2 litros de cilindrada, torna-se no primeiro bloco a gasolina comercializado no mundo a combinar o processo de ignição por faísca de um motor a gasolina com a ignição por compressão de Diesel.
O Skyactiv-X debita uma potência de 180 cv e um binário de 224 Nm. Com o este motor, o Mazda3 de quatro portas tem emissões médias de CO2 de 96 g/km e consumo igualmente médio de 4,3 l/100 km (de 4,6 a 9.3 l/100km em ciclo WLTP).
Veja ainda:
- Objetivo BMW: Mazda terá motores de 6 cilindros em linha a gasóleo e gasolina
- Novo Mazda3 já tem preços
- Mazda6, CX-3 e CX-5 ganham motores a gasolina
- Mazda confirma regresso do motor rotativo
O Mazda3 Skyactiv-X está ainda equipado, de série, com a tecnologia Mazda M Hybrid, que incorpora o sistema mild-hybrid (semi-híbrido) de 24 volts e que contribui para uma maior eficiência, diminuindo os consumos e as emissões, através do reaproveitamento da energia recuperada no processo de desaceleração, alimentando um motor elétrico que, por sua vez, assiste o motor principal.
Estará disponível nas carroçarias hatchback e sedan, associado a duas transmissões de 6 velocidades, manual Skyactiv-MT ou automática Skyactiv-Drive.
A gama do novo Mazda3, de resto, conta com o motor Skyactiv-D, de 116cv, agora um bloco de 1,8 litros (substitui o 1.5) e o Skyactiv-G, um 2.0 atmosférico a gasolina, com 122cv.
Deixe o seu comentário