Atualizado
A Mercedes-Benz anunciou oficialmente os preços do seu primeiro SUV elétrico, o EQC. A única versão disponível no lançamento, EQC 400 4Matic arranca nos 78.450 euros - o preço que surgiu no configurador para Portugal (87.600 euros) foi entretanto retirado (de momento sem preço). As primeiras entregas estão previstas para o final do mês de outubro. Em meados de 2020 será introduzida a motorização mais acessível, EQC 350.
Equipado com dois motores elétricos capazes de desenvolver um total de 300 kW (o equivalente a 408 cv) e 765 Nm de binário, o EQC 400 4Matic é capaz de cumprir os 0 aos 100 km/h em 5,1s alcançando os 180 km/h de velocidade máxima (eletronicamente limitada).
A fornecer energia aos dois motores elétricos encontra-se uma bateria de iões de lítio com 80 kWh que de acordo com a marca alemã permite uma autonomia de 445 a 471 km (isto ainda de acordo com o ciclo NEDC).
Veja ainda:
- Próximo Mercedes-AMG C 63 terá motor de quatro cilindros
- Mercedes mostra planos para o próximo ano
- Mercedes Classe E híbrido 'plug-in' a gasóleo já tem preços
Já o carregamento deverá demorar 40 minutos para recarregar a bateria até 80%, isto numa tomada com potência máxima de até 110 kW.
Na Alemanha, o EQC tem um preço a partir de 71.281 euros, ou seja, menos 7 mil euros que em Portugal. Em comparação com os seus concorrentes, o Audi e-tron custa em Portugal algo como 83.600 euros, o Jaguar i-Pace desde os 80.900 euros e o Tesla Model X a partir de 88.900 euros.
O EQC conta cinco programas de condução, cada um com caraterísticas diferentes: COMFORT, ECO, MAX RANGE, SPORT e ainda um programa adaptável individualmente. Nos modos de condução mais económicos, o EQC estimula o motorista a economizar energia.
A entrega das primeiras unidades a clientes em Portugal está prevista para finais de outubro de 2019, e conta com um nível de equipamento mais elevado face ao mercado alemão, que inclui o Arranque Keyless Start, o Assistente de Sinais, o Alerta de Faixa de Rodagem, o Collision Prevent Assist, o Cruise Control, assim como o Dynamic Select.
A produção do EQC já começou na fábrica da Mercedes em Bremen, na Alemanha, ao lado do Classe C e do GLC.
Deixe o seu comentário