O primeiro elétrico da Porsche, o Taycan, encontra-se em fase acelerada de desenvolvimento em intensos testes de estrada, submetendo-a aos rigores e às variações do clima em diversas paragens por todo o mundo.
Na Escandinávia, perto do Círculo Ártico, o Taycan, está a ser avaliado na neve e no gelo. Embora Porsche não o diga, certamente também testa a bateria (durabilidade, carga e descarga ciclos, etc).
Ao mesmo tempo, na África do Sul os engenheiros germânicos realizam testes às performances do elétrico, e ainda, no Médio Oriente, a resistência da tecnologia às temperaturas muito quentes são analisadas, tal como carregamento da bateria nas referidas condições.
No geral, o Porsche elétrico foi testado em temperaturas entre 35 e 50 graus Celsius, em 30 países, incluindo Estados Unidos, China, Finlândia e Emirados Árabes Unidos. A humidade do ar variou entre 20 e 100% e a altitude de 85 metros abaixo dos 3000 metros acima do nível do mar.
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Ao longo deste período de testes de estrada, as baterias foram carregadas mais de 100.000 vezes, sendo que a Porsche recorreu a cerca de 1000 pilotos de teste, engenheiros e técnicos. Ao todo, o Taycan terá percorrido aproximadamente 6 milhões de quilómetros até ao lançamento, no final do ano, incluindo 2 milhões de quilómetros em teste de resistência (quase em contínuo).
"Antes do Taycan ser lançado terá coberto cerca de seis milhões de quilómetros ao redor do mundo", explica o vice-presidente para os modelos elétricos, Stefan Weckbach.
Assim, por esta altura, a Porsche sente-se já em condições de adiantar alguns detalhes, com os engenheiros da marca alemã a adiantarem um tempo "significativamente inferior" aos 3,5 segundos anunciados para cumprir a tradicional aceleração dos 0 aos 100 km/h.
Ao mesmo tempo, todos os Taycan terão uma velocidade máxima de 250 km/h, algo que se deve à utilização de uma caixa de velocidades de duas relações que permitirá aproveitar toda a potência por longos períodos de tempo para manter velocidades elevadas.
É também dito que a Porsche melhorou a durabilidade das acelerações. Assim, o Taycan poderá repetir de forma seguida mais de uma dúzia de 0 aos 100 km/h sem ver diminuir a sua potência e até quatro 0 a 200 km/h seguidos. Não será algo que qualquer proprietário certamente fará, mas é mais do que qualquer um de seus atuais rivais serão capazes de fazer.
Outra curiosidade, de resto, já conhecida, é que o Taycan será capaz ‘abastecer’ a bateria com carga para percorrer 100 km em apenas quatro minutos, devido ao novo sistema elétrico de 800 volts.
A apresentação oficial está marcada para o próximo mês de setembro, sendo que as primeiras unidades poderão vir a ser entregues ainda este ano. Os preços definitivos só serão conhecidos na altura da revelação (vai colocar-se entre o Panamera e o Cayenne), algo que não impediu que mais de 250 portugueses tenham feito a reserva para o primeiro elétrico da Porsche.
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