A última obra de arte da Koenigsegg dá pelo nome de Jesko, em homenagem ao pai de Christian Koenigsegg. Trata-se simplesmente do sucessor do Agera RS e promete superar (largamente) todos os números de um hipercarro que marcou uma era.
A alimentar este "monstro" encontra-se uma versão modificada do V8 de 5.0 litros biturbo da Koenigsegg. Com combustível normal produz 1.280 cv de potência, mas com E85 (85% de etanol e 15% de gasolina) este número sobe aos 1.600 cv e 1.500 Nm de binário máximo.
Este motor surge acoplado a uma transmissão automática a que a marca sueca chama de "Light Speed Transmission". Trata-se de uma caixa automática de nove velocidades, desenvolvida em casa, pesa apenas 90 kg, e permite saltar mudanças de forma instantânea. O fabricante sueco fala em trocas de mudança "quase à velocidade da luz", mesmo que seja entre uma 7.ª e uma 3.ª.
O desenho do Jesko parece resultar de uma união entre o Agera RS e o Regera. A traseira é dominada por uma enorme asa traseira (ao estilo dos carros de competição) e por um difusor de dimensões (muito) generosas.
Relacionadas:
- Aston Martin confirma novo hiperdesportivo, o Project 003
- Ei-lo (finalmente) sem segredos, o Bugatti Divo
- VÍDEO: Lamborghini Aventador SVJ apresentado em Portugal
- Mercedes-AMG Project One já está em fase de testes
- Koenigsegg mostra esboço do seu próximo supercarro
Na prática, o Jesko é capaz de gerar uma carga aerodinâmica 30% superior à do One:1 e 40% superior à do Agera RS. O mesmo é dizer que a 482 km/h, a sua velocidade máxima anunciada, este Jesko é capaz de gerar 1.400 quilos de "downforce", aproximadamente o mesmo que o seu peso.
Apesar da velocidade máxima anunciada de 482 km/h, nas simulações virtuais a velocidade máxima do Jesko superou os 500 km/h com uma aerodinâmica menos agressiva. Resta agora saber se a Koenigsegg vai tentar bater o recorde de velocidade para um automóvel de produção, que pertence ao Agera RS (447,6 km/h).
A Koenigsegg já confirmou que só vai produzir 125 unidades do Jesko (a um ritmo de 40 ou 50 por ano) e que o preço base começa nos 2,7 milhões de euros.
Deixe o seu comentário