Tesla Semi, o camião mais revolucionário de todos os tempos

Até 800 km de autonomia e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5 segundos

Miguel Costa 17/11/2017 Noticias

Um dos sonhos (e são muitos) de Elon Musk tornou-se realidade. O Tesla Semi, o camião que promete revolucionar a indústria dos transportes de mercadorias, estreou-se e não deixou ninguém indiferente.

O Tesla Semi é um camião elétrico que oferece com ar futurista e aerodinâmico (melhor que o Bugatti Chiron, por exemplo). Possui quatro motores independentes (foram aproveitados os do Model 3) capazes de oferecer em conjunto cerca de 1000 cavalos de potência.

Com esta potência (os camiões Diesel mais potentes têm 750cv), Musk garante que o Tesla Semi pode puxar 36 toneladas, o máximo permitido nas auto-estradas americanas a 104 km/h (65 milhas velocidade máxima nos EUA para estes veículos) numa subida com 5% de inclinação, situação em que os camiões diesel não conseguem passar dos 72 km/h (45 milhas).

Sem carga, mas com o semi-reboque, o Semi conseguirá atingir as 60 milhas por hora (96 km/h) em apenas 5 segundos. Isto torna ridículos os 15 segundos necessários para os adversários diesel atingirem a mesma fasquia. Com carga completa (cerca de 36 toneladas) será capaz de atingir a mesma velocidade em apenas 20 segundos.

A autonomia também não será um problema, visto que possui uma bateria de grande capacidade, que irá fazer o Tesla Semi percorrer 500 a 800 quilómetros com uma só carga. Se esta autonomia não for suficiente, a Tesla introduziu os novos Megachargers, ainda mais potentes que os habituais Superchargers, e que irá permtir realizar uma viagem de 400 quilómetros com uma carga de apenas 30 minutos.

A cabina é também ela bastante futurista e com linhas muito simples, à imagem de todos os modelos da Tesla. Com bastante espaço dentro e cerca de 2 metros de altura, possui um banco disposto centralmente e dois monitores táteis de 15″ para controlar o veículo. Como é habitual na Tesla, este camião está também equipado com piloto automático.

Com garantia de 1,6 milhões de quilómetros, o Tesla Semi começará a ser produzido em 2019 e terá um custo de reserva de 5.000 doláres.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'