Dos esgotos a combustíveis limpos

Já pensou em usar combustível proveniente do esgoto ou de excreções humanas?

0 aos 100 10/02/2019 Curiosidades

A decomposição dos resíduos humanos resulta em gás metano, uma fonte inesgotável de energia, que agora está a ser usada para alimentar a frota de veículos do município de Chiclana de la Frontera, Cádiz, Espanha.

O gás gerado numa central de tratamento de esgotos é usado como combustível para alimentar a frota. O projeto conta com a Universidade de Cádiz, da FCC Aqualia e de uma empresa denominada AllGas.

O projeto, de resto, utiliza uma estação de tratamento de águas residuais transformada numa pequena estação de serviço, que já fornece combustível para três veículos através do biogás. Este combustível nasce da reciclagem das águas de esgoto que vai para a estação de tratamento e é apresentado como uma alternativa limpa à gasolina e ao gasóleo.

Para isso foi construída uma estação que combina a captação das águas de esgoto com a separação de resíduos orgânicos e não orgânicos, uma mistura com algas, de forma a criar uma massa biológica que mais tarde, é queimada e o biogás daí resultante utilizado como combustível. No vídeo abaixo pode ver-se todo o processo.

A estrutura é apresentada como um avanço para as populações médias e pequenas, de acordo com José María Román, presidente da câmara de Chiclana, já que o projeto permite a criação de uma estação de tratamento em zonas que atualmente carece e, além disso, permite o reabastecimento de veículos, dando uma segunda vida a resíduos que não foram utilizados até agora.

Atualmente, a energia obtida permite o abastecimento de três carros da Câmara Municipal, mas espera-se que no futuro seja capaz de abastecer os autocarros municipais de transporte público, melhorando a eficiência do serviço.

Deixe o seu comentário