Espinho vai ter passadeiras inteligentes

Sistema de iluminação deverá ficar operacional 'no final desta semana ou início da próxima'

0 aos 100 14/01/2019 Noticias

A Câmara de Espinho vai implementar "passadeiras inteligentes" em algumas ruas da cidade, começando por testar esse novo sistema de sinalização luminosa na avenida 32.

Apontado também como "energeticamente eficiente", o sistema funciona com recurso a lâmpadas LED que, na presença de peões, são ativadas para iluminar a passadeira, emitindo sinais visuais que alertam os automobilistas para a presença de caminhantes e motivando assim uma redução de velocidade.

O novo dispositivo está ainda associado a um "sistema de vídeo analítico" que, para efeitos estatísticos, permitirá fazer a contagem de peões e veículos "sem registo de imagem e com total garantia de proteção de dados".

Relacionadas:

Fonte da autarquia realçou que, depois de Guimarães, onde o sistema em causa foi inicialmente apresentado, Espinho é "o primeiro município do país a testar este novo equipamento".

"Cumprindo-se o sucesso esperado, isso implicará a instalação de novos equipamentos noutras passadeiras identificadas com semelhante risco de atropelamento", concluiu a fonte da câmara, que antecipa a replicação do sistema "noutras ruas que se considerem prioritárias e que o justifiquem".

Veja como funciona:

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'