A Câmara de Espinho vai implementar "passadeiras inteligentes" em algumas ruas da cidade, começando por testar esse novo sistema de sinalização luminosa na avenida 32.
Apontado também como "energeticamente eficiente", o sistema funciona com recurso a lâmpadas LED que, na presença de peões, são ativadas para iluminar a passadeira, emitindo sinais visuais que alertam os automobilistas para a presença de caminhantes e motivando assim uma redução de velocidade.
O novo dispositivo está ainda associado a um "sistema de vídeo analítico" que, para efeitos estatísticos, permitirá fazer a contagem de peões e veículos "sem registo de imagem e com total garantia de proteção de dados".
Relacionadas:
- Maia testa passadeiras 3D para abrandar condutores
- Carros em Portugal são os mais velhos de sempre
- IP3 será uma 'autoestrada inteligente' com Wi-Fi e 5G
Fonte da autarquia realçou que, depois de Guimarães, onde o sistema em causa foi inicialmente apresentado, Espinho é "o primeiro município do país a testar este novo equipamento".
"Cumprindo-se o sucesso esperado, isso implicará a instalação de novos equipamentos noutras passadeiras identificadas com semelhante risco de atropelamento", concluiu a fonte da câmara, que antecipa a replicação do sistema "noutras ruas que se considerem prioritárias e que o justifiquem".
Veja como funciona:
Deixe o seu comentário