100 km de autonomia em 3 minutos? Sim, já é possível

Protótipo apresentado pela Porsche tem uma capacidade de 450 quilowatts, o que é o triplo dos Supercharger da Tesla

Luis Neves 13/12/2018 Noticias

A Porsche, BMW e Siemens apresentaram o protótipo de uma estação de carga rápida "Fast Charge" que promete recarregar as baterias de carros elétricos no mesmo tempo necessário para encher um depósito de combustível.

Esta estação, que produz 450 kW, está localizada em Günzburg, na Baviera, e pode ser utilizada gratuitamente por qualquer veículo elétrico, pois é compatível com o padrão europeu de Sistema de Carga Combinada ou CCS.

Segundo o consórcio, é capaz de carregar 100 km de autonomia em menos de três minutos.

"O carregamento rápido e conveniente vai aumentar o apelo da mobilidade elétrica”, diz o consórcio em comunicado. 

Relacionadas:

A Porsche garante que a capacidade de carga destes supercarregadores é de três a nove vezes mais elevada que as atuais estações de carregamento CCS podem oferecer. Um dos veículos utilizados, equipado com uma bateria de 90 kWh, conseguiu atingir uma capacidade de carga de cerca de 400 kW na nova estação, "permitindo tempos de carga inferiores a três minutos nos primeiros 100 km de autonomia", explica o fabricante.

Isto é possível graças a um sistema de refrigeração que regula a temperatura nas células da bateria e adapta a capacidade de carga de acordo com a bateria do veículo: dependendo do modelo, a nova estação de carregamento ultra-rápida pode ser usada para veículos com sistemas de bateria. Bateria de 400 volts e aqueles com sistemas de bateria de 800 volts.

Recorde-se que o Porsche Taycan será o primeiro modelo de produção em série com tecnologia de 800 volts, e deverá chegar ao mercado em 2019.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!
Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...