Este é o 'camião radar' espanhol

A chamada 'caça à multa' em Espanha passou a contar com um enorme camião camuflado, além de furgões comerciais, para controlo e fiscalização

0 aos 100 11/11/2018 Curiosidades

A Direção Geral de Trânsito de Espanha (DGT) arrancou com a fase de testes dos novos radares camuflados instalados num enorme camião Renault e num furgão comercial, também da marca Renault.

Segundo Pere Navarro, porta-voz da DGT, o objetivo é controlar “os acidentes envolvendo veículos comerciais, que duplicaram nos últimos meses em estradas e autoestradas”.

O furgão foi recentemente “apanhado” a circular à entrada de Santiago de Compostela, na N-550 em Ordes. Na lateral do veículo é possível ver um radar “velolaser”, de última geração.

Relacionadas:

O camião, da marca Renault, possui a vantagem de colocar os agentes numa posição mais elevada, facilitando o controlo de tudo o que se passa no interior das restantes viaturas. Utilizar o telemóvel ou não ter cinto de segurança torna-se uma dor de cabeça ainda maior para os infratores.

Estes novos “reforços” da DGT fazem parte da campanha de sensibilização para a prevenção de acidentes de trânsito. Por enquanto, estão ainda em fase de testes para "avaliar se vale a pena ou não vale a pena", explica Pere Navarro. Espera-se que começam a multar algures em 2019.

Aproveitamos para lançar a questão: Portugal devia adoptar um sistema semelhante: sim ou não?

Deixe o seu comentário