Na Alemanha, centenas de proprietários do Model S da Tesla estão a ser notificados para devolver um subsídio de 4.000 euros, concedido para a compra de carros elétricos. Tudo porque uma agência governamental considerou os Tesla como carros de luxo e, por isso, não entram no programa de apoio governamental à compra e veículos elétricos.
Segundo a “Bloomberg”, mais de 800 proprietários do Model S receberam o chamado “bónus ambiental”, destinado a impulsionar as vendas de automóveis elétricos, algo semelhante ao incentivo de 2.250 euros que é dado em Portugal. Agora, estão a ser notificadas para devolver o valor recebido.
A decisão de deixar os Tesla fora deste bónus foi tomada pelo Departamento Federal para Assuntos Económicos. A marca de Elon Musk já fez saber que vai recorrer da decisão e a empresa reembolsa o subsídio aos proprietários até que a situação seja "esclarecida".
Relacionadas:
- Carregamento dos carros elétricos pode vir a incluir 'taxa RTP'
- Carros elétricos: Galp duplica rede de postos de carregamento
- Governo já pagou 2 milhões em incentivos para carros elétricos
- Chegou o novo Nissan Leaf!
Na Alemanha, o programa, chamado “bónus ambiental”, apoia quem compre veículos elétricos que não superem os 60 mil euros. O Model S mais barato, o Model S 75D, tem um preço a rondar os 72 mil euros, mas a Tesla contornou o problema criando uma versão abaixo dos 60.000 euros. Como? Retirando-se essencialmente uma parte do equipamento, que denominou pack Comfort – navegação, retrovisores retractéis, câmara de marcha-atrás –, que o cliente depois poderia ou não activar over the air.
Agora a Tesla vai apresentar queixa junto da Comissão de Comércio da União Europeia, que vai decidir quem tem razão.
Deixe o seu comentário