Depois de ter subido ao pódio no Dakar 2024, ao conquistar o notável segundo lugar entre os rookies – classificação destinada aos pilotos estreantes naqueles que são considerados os “Jogos Olímpicos” do desporto motorizado, Bruno Santos, vai regressar à Arábia Saudita para disputar a 47ª edição do mais importante rali a nível mundial, abraçando este ano o projeto “Da Terra para o Mundo”.
Aos comandos de uma Husqvarna 450 Rally, Bruno Santos vai enfrentar a exigente odisseia de duas semanas de competição, com uma mensagem que associa o piloto de Torres Vedras a uma prova de projeção mundial e que reúne os grandes nomes do todo-terreno internacional. A 47ª edição promete ser uma das mais duras desde 2020, altura em que a prova rainha passou a disputar-se na Arábia Saudita.
“Esta foi uma época muito positiva para mim e para todos os que têm estado comigo. Desde o Dakar que o trabalho tem sido muito e muito exigente para chegarmos até aqui. A estreia que foi muito positiva deixou uma grande vontade de continuar. Este é o grande desafio para o qual me fui preparando ao longo de todo o ano. Esta é a prova, a grande prova, a rainha da modalidade e é com enorme emoção e orgulho que vou estar uma vez mais à partida. A mota embarcou no final de novembro e eu sigo viagem daqui a poucos dias. Estes tempos que antecedem a ida são de uma azáfama enorme. Não paro um segundo. No Rali as etapas vão ser muito exigentes. Temos logo ao início a etapa crono 48H quase colada à etapa maratona. Estou muito feliz, motivado e focado para o que aí vem”, salienta Bruno santos, piloto que em 2024, para além do 2º lugar entre os rookies, conquistou ainda um lugar no Top 20 do Ranking Rally 2 e Top 30 absoluto.
De notar que ao Dakar 2024 seguiu-se uma temporada de sucesso marcada por diversos pódios entre os quais o conquistado na etapa portuguesa do Campeonato do Mundo e uma vitória na Baja Extremadura, competição pontuável para a FIM Bajas World Cup.
O Dakar 2025 disputa-se de 3 e 17 de janeiro. O percurso de quase 8.000 quilómetros – inclui mais de 5.000 em especiais – de Bisha a Shubaytah, a compreender um prólogo e 12 etapas. São 14 dias da mais pura adrenalina, incluindo a etapa crono 48H. Esta, adiantada para a primeira parte da corrida, conduzirá quase diretamente à etapa maratona, que começará a moldar o resultado da competição.
O dia de descanso será a 10 de janeiro, em Hail e terá lugar entre a 5ª e a 6ª etapa. Na segunda semana, Shubaytah brilhará ao longe como um farol aguardando os participantes que conseguirem domar as dunas do Empty Quarter. O pódio será em Shubaytah, no dia 17 de janeiro.
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