A Ampere, a divisão da Renault especializada em veículos elétricos, anunciou uma parceria com a LG e a chinesa CATL para adotar uma nova química de baterias e processos de produção melhores com o objetivo de reduzir os custos das baterias.
O objetivo passa pela utilização de baterias LFP (fosfato de ferro-lítio), juntamente com as baterias com tecnologia NCM (níquel-cobalto-manganês), atualmente utilizadas pelo Grupo Renault.
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As baterias LFP chegarão aos modelos da Renault e da Alpine a partir de 2026, como tentativa de disponbilizar automóveis mais baratos e conseguir enfrentar as rivais chinesas, que já adotaram esta solução há algum tempo.
As equipas da Ampere também lideram, com a LG Energy Solution, o desenvolvimento da tecnologia Cell-to-Pack. Esta inovação de ponta é a primeira do mundo para baterias do tipo bolsa. Melhora a autonomia dos automóveis, integrando mais células e, por conseguinte, mais energia a bordo. A tecnologia Cell-to-Pack também ajuda a reduzir os custos das baterias.
A integração das tecnologias LFP e Cell-to-Pack permitirá à Ampere reduzir, em cerca de 20%, o custo das baterias dos seus veículos, já a partir do início de 2026.
“Num ambiente competitivo e em rápida mutação, a nossa estratégia em matéria de baterias é a prova da eficiência da abordagem aberta e horizontal da Ampere com os melhores parceiros, assegurando uma afetação inteligente do capital, flexibilidade e uma rápida execução. Este plano está em conformidade com o roteiro da Ampere para reduzir os custos. em 40%, antes da próxima geração de automóveis”, afirmou Josep Maria Recasens, Diretor de Operações da Ampere.