Assumimos desde já: gostamos de projetos loucos. E ainda mais daqueles projetos que combinam algo tão diferente e tão inesperado, como um carro desportivo e uma pick-up.
Foi o que uma equipa de engenheiros e técnicos da Honda no Reino Unido, ou melhor, a sua divisão de projetos especiais em Swindon, fez: criou algo tão inesperado como surpreendente: uma versão pick-up do Honda Civic Type-R. Será que alguma vez o veremos nas estradas? Temos sérias dúvidas.
O projeto, com o nome de código Project P, surgiu de um desafio lançado pela Honda à equipa de projetos especiais de Swindon para a criação de algo especial para um evento da sociedade britânica de fabricantes de automóveis, o SMMT.
O resultado é o que se pode ver nas imagens. Uma adaptação surpreendente do Honda Civic Type-R, do qual foram retirados os bancos traseiros, para a instalação de uma caixa de carga composta por um piso metálico e por uma barra anti-capotamento.
Relacionadas:
- Edição especial do Honda Civic Type R exclusiva para Portugal
- O mais aventureiro: Honda Jazz X-Road já tem preço
- Civic de quatro portas já chegou
- Civic Type R é o carro do ano para o Top Gear
Como transformar um Honda Civic Type-R em pick-up
A Honda explica que, para a sua criação, recorreu a um Civic Type-R que não estava destinado à venda, uma unidade de pré-produção. Então decidiram aproveitar o pilar A e B (dianteiro e central), e remover a parte de trás para criar uma espécie de espaço de carga, embora mantendo detalhes característicos do modelo como a parte inferior da porta da bagageira, as ótcas e como não poderia deixar de ser, a enorme asa traseira, ex-lybris do Type R.
“Temos uma divisão de projectos especiais na fábrica de Swindon, esta proposta foi uma excelente oportunidade para a equipa mostrar do que é capaz,”, afirmou Alyn James, director de projecto. “A paixão que os nossos engenheiros têm pela Honda é visível na nossa mais recente criação e estamos a considerar levá-la a Nürburgring para ver se conseguimos obter o recorde no segmento das pickups de tracção dianteira.”
A Honda não fez alterações no bloco VTEC turbo de 2.0 litros que continua a debitar 320 cv de potência e 400 Nm de binário. Segunda a marca japonesa, as prestações são semelhantes às que encontramos no Type R "convencional". O mesmo é dizer que passa dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e que acelera até aos 272 km/h.
Felizmente (ou não!) este projecto louco nunca será comercializado e o exemplar que a Honda escolheu transformar não estava destinado para venda. Mas, sejamos sinceros, é uma ideia absurda… mente fantástica!
Deixe o seu comentário