Numa entrevista concedida ao Financial Times, Samuelsson, o CEO da Volvo, Håkan Samuelsson, confirmou que o Volvo S60, que chega no início de 2019, será o primeiro Volvo sem qualquer opção Diesel.
A confirmação representa um passo importante para a Volvo, um ponto de inflexão em sua estratégia que sustenta o anúncio feito pela marca para a forte aposta na eletrificação da gama no curto e médio prazo. Em 2025, a Volvo espera que 50 por cento das suas vendas sejam de veículos elétricos.
O primeiro passo para o abandono do Diesel já está a ser dado, com migração para motores a gasolina mais eficientes, mas acima de tudo para sistemas híbridos plug-in (de ligar à tomada).
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Para a Volvo, a renúncia ao motor diesel não se deve apenas aos escândalos de emissões e à maior pressão que existe atualmente sobre eles, mas também devido à maior complexidade e custo destes motores à medida que entram em vigor regulamentos mais restritivos contra a poluição.
Diante desse cenário, a continuidade de investimentos não tem sentido e, por isso, a Volvo já anunciou que no futuro da sua oferta a diesel, contempla apenas uma evolução, sem novos investimentos ou mais desenvolvimento em novos motores movidos a diesel.
Mas esta estratégia não se fica apenas aqui. É que num futuro não muito distante, esse abandono será replicado com os motores a gasolina para atingir a meta de uma gama 100 por cento elétrica.
Desta forma, o novo S60 contará com as versões T5 e T6 a gasolina e duas versões híbridas a gasolina com baterias de 10kWh e capacidade para 45km sem emissões poluentes. Serão eles o T6 TwinEngine, com 340cv e 590Nm, e o T8 Twinengine, com 390cv e 640Nm.
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