Dois F1 de Ayrton Senna vão a leilão

Duas peças da história da Fórmula 1 e do Grande Prémio do Mónaco

0 aos 100 12/04/2018 Noticias

A Bonhams vai levar a leilão em maio dois pedaços de história da Fórmula 1 e do Grande Prémio do Mónaco: um Toleman TG184 de 1984 e um McLaren MP4-8A de 1993. O que têm estes dois Fórmula 1 em comum? Foram pilotados por Ayrton Senna.

O Toleman-Hart foi projetado pelo designer Rory Byrne e o engenheiro Pat Symonds. Foi ao volante do Toleman que Ayrton Senna chegou em segundo lugar no GP de Mónaco daquele ano. Mesmo partindo na 13.º posição, o piloto teve a chuva a seu favor e conseguiu saltar posições na grelha.

Para Mark Osborne, chefe global de automobilismo em Bonhams a "disputa Senna-Prost, no final da década de 80 e início da década de 90, foi uma das maiores rivalidades desportivas de todos os tempos, com dois grandes campeões que proporcionaram aos fãs da F1, as corridas mais fantásticas e espetaculares alguma vez testemunhadas".

"Estamos muito satisfeitos em apresentar o próprio carro - o 1984 Toleman-Hart TG184 - que desencadeou essa grande rivalidade, e que forneceu o capítulo de abertura para a notável e memorável história de Ayrton Senna no GP do Mónaco", garantiu.

O segundo monolugar, mais moderno, permitiu a Senna alcançar a sua última vitória no Mónaco, na temporada de 1993. É o sexto chassis criado para aquela temporada da Fórmula 1. Foi utilizado antes de surgir a versão “evoluída”, MP4/8B, na segunda parte da temporada. Utilizava um motor Ford/Cosworth V8.

O terceiro classificado da grelha aproveitou a penalização de 10 segundos do líder Prost e a falha hidráulica do carro de Schumacher. Senna precisou apenas de manter o bom ritmo até cruzar a meta.

A Bonhams diz que não será vendido por menos de 5 milhões de euros. Mas espera-se que supere os 6 milhões do Ferrari de 2001 de Michael Schumacher, valor alcançado num leilão em Nova Iorque, em 2017.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Tucson 1.6 TGDi 48V. SUV com personalidade!
Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV