Ensaio ao Mazda 2 Hybrid. O que parece... não é!

Parece um Yaris (sim, o utilitário da Toyota), mas ostenta o logotipo da Mazda. Uma solução destinada a alargar a oferta da Mazda e, principalmente, em reduzir a média de emissões de um construtor de motores 'grandes'...

Luis Neves 09/05/2023 Testes

Alguns podem lembrar-se do Mazda 121 da década de 90 (para os que não se lembram, sugerimos uma pesquisa no Google...) que não era mais que um Ford Fiesta com o logotipo da Mazda. Pois bem, a Mazda voltou a repetir a “receita” com o 2 Hybrid (o Mazda 2 como o conhecíamos mantém-se em comercialização...), um modelo que não é mais que um Toyota Yaris Hybrid com os logotipos da Mazda.

Não é propriamente algo novo na indústria automóvel e exemplos não faltam e a explicação é simples: sem motores ‘pequenos’ e soluções híbridas, de reduzidas emissões, que se encaixem nas exigências atuais, nomeadamente entre os compactos, a Mazda decidiu recorrer à Toyota para reforçar a sua gama: um ‘2’ com tecnologia híbrida. E a escolha não podia ter sido a melhor, não só pelas décadas de experiência que a Toyota já soma nesta solução tecnológica, como pelas qualidades intrínsecas ao modelo Yaris.

Mas tinha de ser tão “parecido”?

Pois bem, o desenho é mesmo o ponto que mais discussão levanta neste “2”. "Tinha mesmo de ser tão parecido com o Toyota?" É que as diferenças resumem-se aos logotipos na dianteira e traseira. Tudo o resto é um Yaris.

O que até não é mau (dependendo da perspetiva), uma vez que o modelo da Toyota é um dos modelos mais atrativos da atualidade, combinando um desenho dinâmico (as rodas nos extremos da carroçaria ajudam, e de que forma) e robusto que lhe garante “presença”.

Despachado e poupado

A mecânica é a mesma do Yaris Hybrid, ou seja, uma solução híbrida assente no motor de 1,5 litros, capaz de debitar uma potência combinada de 116cv e 144 Nm de binário máximo, controlada por caixa automática do tipo CVT, otimizada para privilegiar a eficiência no consumo de combustível (e nas emissões). É capaz de manter a mecânica térmica desligada na maioria do tempo de utilização, pelo que os valores de consumo médio indicados pelo computador de bordo aproximam-se dos anunciados: 3,8 l/100 km. Conseguimos mesmo fazer média de 3,5 litros aos cem, sem dificuldades de maior.

Em estrada, este Mazda apresenta as mesmas qualidades reconhecidas ao Toyota Yaris. Ágil e divertido de conduzir, em linha com os pergaminhos dinâmicos defendidos pela Mazda. Ativando-se o modo Sport, o acelerador ganha maior sensibilidade, ganhando-se em agilidade e dinâmica.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h anunciada é de 9,7 segundos, um “tempo” mais que aceitável, para um peso total de 1180 kg e para um modelo que procura a máxima eficiência.

A bateria, de apenas 0,76 kwh (trata-se de um híbrido "autorecarregável", portanto sem ligação à tomada), permite ao “2”, em condições ideais, circular até 130 km/h em modo elétrico (não mais do que um par de quilómetros). Há três modos de condução, Normal, Eco e Sport, existindo ainda um modo B, para forçar a carregar a bateria em condições específicas, como em descidas, por exemplo.

No interior, os mesmos elogios e defeitos que o Yaris: ambiente algo espartano, compensado pelo elevado rigor de montagem e solidez dos componentes. A instrumentação digital está distribuída em três pontos de leitura: o ecrã central, um ecrã TFT no painel de instrumentos e um head-up display de 10 polegadas com a informação mais relevante para o condutor.

A boa ergonomia e a posição de condução correta são outras qualidades no “2 Hybrid”. Nos lugares traseiros, o espaço para os joelhos dos ocupantes é bastante razoável – o central menos cómodo que os laterais –, enquanto a bagageira oferece 286 litros de capacidade, destacando-se pelo formato regular e da inclusão de um compartimento sob a plataforma de carga.

Os preços 2 Hybrid (como referido, o “2” convencional mantém-se em catálogo) arrancam nos 25.237 euros da versão Pure. A unidade ensaiada é o nível imediatamente acima, o Agile, que, por mais 1.100 euros, acrescenta à lista de equipamentos o ecrã central de 8 polegadas, câmara de visão traseira, jantes em liga leve de 15 polegadas e spoiler traseiro.

Em conclusão...

Com o “2 Hybrid”, os clientes Mazda passam a ter a opção de um utilitário com motorização híbrida, capaz de médias de consumo muito comedidas e uma dinâmica que não desilude. E já que é para ser igual a outro, que seja a uma das referências. E o Toyota Yaris é dos melhores.

MAIS

  • Consumos
  • Tecnologia
  • Comportamento

MENOS

  • Bagageira  
  • Diferenciação (ou falta dela...)

FICHA TÉCNICA

Mazda 2 Hybrid Agile

Motor: três cilindros, injeção direta, ciclo Atkinson
Cilindrada (cm3): 1490
Potência: 116cv 
Binário máximo (Nm): 120
Tração: Dianteira
Caixa: caixa de variação contínua (CVT)
Aceleração (0-100 km/h): 9,7 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h
Consumo misto (anunciado): 4,0 l/100 km (WLTP)
Emissões de CO2: 92 g/km (WLTP)
Peso: 1180 kg
Preço da versão base: 25.237 euros
Preço unidade ensaiada: 26.337 euros

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