A Lamborghini surpreendeu tudo e todos ao mostrar o 'raio-x' daquele que será seu primeiro modelo híbrido plug-in. E vai dar que falar porque combina argumentos esperados (vários motores elétricos, bateria de pequena capacidade...) com outros (mais) inesperados.
O projeto, com o nome de código LB744, vai continuar a abdicar a sobrealimentação (o motor de 6,5 litros, que não sofrerá das tendências de downsizing, vai continuar a ser atmosférico), mantendo-se igualmente a solução V12, que não muda de localização, mas que pesa 218 kg (menos 17 que no Aventador) e debita sozinho 825cv às 9.250 rpm, além de um selvagem binário máximo de 725 Nm. Mas muda a sua orientação, já que a caixa de velocidades já não se encontra no túnel de transmissão, mas mais atrás do motor, e em posição transversal.
De facto, a transmissão é revolucionária por vários motivos: por um lado, é mais leve. Por outro lado, é mais rápido nas mudanças que o do Huracán. Também possui uma oitava relação focada para otimizar o consumo em velocidades de cruzeiro. Mas a maior novidade talvez seja a incorporação de um motor elétrico, que não aumentou o peso porque foi eliminada a função de marcha-atrás, que agora é comandada pelos motores elétricos (são três ao todo).
Além disso, o LB744 vai estrear um sistema que a Lamborghini denomina de “Continuous Downshift” e que faz o carro reduzir automaticamente a relação de caixa ao travar simplesmente segurando a patilha esquerda.
A transmissão, de dupla embraiagem e que pesa apenas 193 kg, foi incorporado um motor elétrico, capaz de debitar 150cv e 150 Nm de binário e com atributos para servir de motor de arranque e gerador.
A razão para esta posição da caixa de velocidades não é outra senão a incorporação da bateria de iões de lítio, que a Lamborghini colocou no túnel de transmissão, onde tradicionalmente se encontra a caixa de velocidades.
Ao contrário de outros Plug-in, a bateria, de apenas 3,8 kWh, não tem grande capacidade de autonomia, limitando-se a cerca de 10 quilómetros apenas. Esta bateria mede 1,55 m de comprimento, 30 cm de altura e 24 cm de largura e, segundo a marca italiana, pode ser carregada numa wallbox com até 7 kW de potência em apenas 30 minutos, ou ser recarregada pelo V12 para chegar ao máximo em apenas 6 minutos.
A juntar a estes 150cv de um motor elétrico, somam-se mais dois motores elétricos adicionais, um em cada uma das rodas dianteiras. Ao todo, são mais de 1.015 cv de potência combinada.
De resto, pouco se sabe. Apenas que será capaz de superar os 350 km/h, acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 2,5 segundos e um preço a rondar o estratosférico.
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