Mercedes-Benz vai criar rede de carregamentos ultra-rápidos

Construtor pretende ter até 10 mil pontos de carregamento até ao final da década

0 aos 100 06/01/2023 Noticias

A Mercedes-Benz vai construir a sua própria rede de carregamento ultrarrápido para carros elétricos. O objetivo é ter 10 mil pontos de carregamento até ao final desta década.

O projeto vai arrancar na América do Norte, onde serão construídos 400 pontos de carregamento com mais de 2.500 carregadores; mais tarde, expandirá para China e Europa.

Dependendo da localização, cada estação terá entre 4 e 30 pontos de carregamento, cada um deles de 350 kW (além disso, podem ser atualizados para atingir mais potência no futuro). Embora a rede seja aberta a todas as marcas, os clientes da Mercedes-Benz terão vantagens em relação aos restantes utilizadores.

Markus Schäfer, CTO da Mercedes-Benz, confirmou que "os utilizadores que não possuem um Mercedes poderão aceder os carregadores, mas trabalharemos com preços separados: os proprietários de Mercedes devem sair beneficiados".

Veja ainda:

Através do serviço MercedesMe, os clientes poderão reservar um lugar ou pagar o carregamento. Ao contrário de outros centros, os postos da Mercedes-Benz terão teto, iluminação, loja, casas de banho... O objetivo? Oferecer uma “experiência de carregamento premium, sustentável e fiável”, valores que vão ao encontro da filosofia da empresa. Todos os pontos funcionarão com energia de fontes renováveis.

A primeira estação europeia será aberta antes do final de 2023. Paralelamente, a Mercedes-Benz continuará a colaborar com o consórcio IONITY, que também inclui fabricantes como BMW, Ford, Hyundai e Volkswagen.

"Temos o prazer de ser acionistas da IONITY e continuaremos a impulsionar os hubs da marca no futuro", garantiu Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz. “Para acelerar a transformação elétrica, devemos garantir que a experiência de carregamento também acompanhe o ritmo. É por isso que estamos a lançar uma rede global de carregamento de ponta."

Embora atualmente todos os carros elétricos da Mercedes-Benz tenham sistemas de 400 volts, sua próxima geração de plataformas (MMA, MB.EA, AMG.EA) funcionará a 800 volts. Assim, a rede de carregamento estará preparada com antecedência para tirar o máximo partido das capacidades dos seus novos carros.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Pub
Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas