Gasolina sintética já tem preço e será mais barata que a atual 95

Comissão Europeia comprometeu-se em estudar a viabilidade desta solução alternativa

0 aos 100 18/07/2022 Noticias

A União Europeia confirmou recentemente a controversa proibição da venda de veículos novos equipados com motores de combustão (gasolina e gasóleo) a partir de 1 de janeiro de 2035.

A decisão eliminou a possibilidade de que uma das propostas mais promissoras da indústria automóvel nos últimos anos, os combustíveis sintéticos, pudesse chegar a um 'bom porto'. Infelizmente, os combustíveis sintéticos também pareciam ter sido banidos, pondo fim a uma trajetória muito curta, mas também muito interessante.

Porsche insiste: combustíveis sintéticos são viáveis

Contudo, um dos fabricantes de automóveis que mais tem investido nesta tecnologia de combustão sintética, a Porsche, anunciou que o preço dos combustíveis sintéticos não estaria tão longe do que hoje pagamos pelos combustíveis tradicionais, os combustíveis fósseis, o que sem dúvida é uma grande notícia e um murro na mesa, uma resposta clara às ações da União Europeia e também uma demonstração de que a viabilidade destes combustíveis não é tão complicada quanto muitos esperavam.

Agora que a Comissão Europeia se comprometeu a estudar a viabilidade deste tipo de proposta, foi Oliver Blume, CEO da Porsche, quem, em entrevista, apontou que é possível um preço da gasolina sintética abaixo de 2 dólares (menos de 2 euros), valor que sem dúvida, representa um enorme impulso às aspirações dos impulsionadores desta tecnologia.

Veja ainda:

Os combustíveis sintéticos ainda têm um longo caminho a percorrer, e a própria Porsche reconhece que alcançar este preço é possível desde que a tecnologia e a própria indústria avancem suficientemente nos próximos anos.

A Porsche pretende produzir pouco mais de 100.000 litros de combustível composto de hidrogénio, metanol e CO2 até 2022, que também usam energia renovável para transformá-los em material que pode ser usado em motores de combustão, número que quer multiplicar por 500 até 2024 para atingir os 50 milhões de litros.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Pub