BMW revela alguns dos protótipos CSL 'secretos'

Série dá a conhecer os protótipos com a sigla CSL que nunca chegaram à produção.

0 aos 100 11/06/2022 Noticias

A BMW decidiu abrir a sua garagem secreta e mostrar alguns dos protótipos utilizados ​​no desenvolvimento de possíveis versões dignas de receber o nome CSL, acrónimo de "Competition Sports e Lightweight", as mais extremas dos BMW M.

No primeiro episódio da série, filmada pela própria BMW M, o chefe de protótipos, conceito de fabrico e integração, Hans Rahn, faz um resumo de três protótipos CSL muito especiais e únicos.

O primeiro é o M3 CSL E46 V8, um “one-off” equipado com o motor V8 4.0 S65VB40 com 430 cv, e utilizado para testar soluções destinadas a modelos como o S85 de motor V10 e o S65 de motor V8.

Também o M5 CSL E60 V10 serviu de “mula” de testes do novo motor V10 5.5 de 630 cv capaz de atingir as 9000 rpm. Tinha teto em carbono, ausência de bancos traseiros, permitindo-lhe ser 150 kg mais leve. A isso, este exemplar único (que foi criado por ocasião dos 25 anos da BMW M) junta uma suspensão com afinação específica e um sistema de arrefecimento especial.

Veja ainda:

Já o E63 M6 CSL V10 foi concebido para desenvolver elementos de aerodinâmica ativa. Tinha, entre outros detalhes, um spoiler traseiro automático e um spoiler dianteiro retrátil, concebidos para aumentar a performance. Além disso, este CSL estreou os espelhos laterais Doppelsteg (capas de espelhos M aerodinâmicas).

Por fim, há um M2 CSL F87 com 450 cv e 550 Nm que chegou a ser desenvolvido juntamente com o M2 CS, embora nunca tenha avançado para produção.

A BMW M promete mostrar nos próximos episódios outros protótipos muito especiais, incluindo um protótipo F87 M2 CSL.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Pub
Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador