O primeiro SUV da Lexus desenvolvido com base numa plataforma dedicada para elétricos a bateria (BEV -Battery Electric Vehicle), estará disponível para encomenda a partir de outubro. O RZ 450e conta com um volante tipo manche de avião, direção “by wire” e uma autonomia superior a 400 km.
Conta com dois motores, um por eixo. O dianteiro desenvolve 150 kW (204 cv) e o traseiro 80 kW (109 cv) para uma potência e binário combinados de 230 kW (313 cv) e 435 Nm.
A tecnologia Direct4 distribui a potência e o binário de forma automática às quatro rodas, através de sensores que reconhecem parâmetros muito diferentes. Aliás, essa distribuição pode chegar aos 100 por cento à frente ou atrás em milissegundos.
Veja ainda:
- Toyota desenvolve motor de combustão alimentado a hidrogénio
- Yaris Cross, o novo SUV da Toyota
- Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV
É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em escassos 5,6 segundos, para uma velocidade máxima de 160 km/hora, enquanto o consumo deverá ficar abaixo dos 18 kWh/100 km (ciclo combinado WLTP).
Bateria com 10 anos de garantia
A bateria de iões de lítio de 96 células, com 71,4 kWh de capacidade, promete uma autonomia superior a 400 quilómetros. Terá uma garantia de dez anos, com a promessa de conservar 90% da sua capacidade após aquele prazo.
O carregamento de zero a 80% em corrente contínua a 150 kW, faz-se em 30 minutos, demorando sete horas em corrente alternada a 11 kW.
Volante tipo manche de avião
No interior, destaque para o avançado sistema de direção, com o opcional volante tipo manche de avião, denominado Steering Yoke, que também assinala a estreia do sistema One Motion Grip.
O conjunto integra a direção eletrónica steer-by-wire, sem ligação mecânica entre o volante e as rodas, e sem a coluna tradicional. As primeiras reservas incluem de série este volante.
O Engenheiro-Chefe Takashi Watanabe explica: “A nossa visão é recorrer à tecnologia de eletrificação de forma a melhorar o desempenho básico do veículo, para que possamos continuar a proporcionar o prazer de condução a todas as gerações futuras”.
As primeiras entregas em Portugal estão previstas para o início de 2023.
Deixe o seu comentário