Mercedes revela o '1.0 dos carros elétricos': 1.000 km de autonomia

'Laboratório' sobre rodas oferece grande autonomia com uma bateria leve e compacta

Luis Neves 03/01/2022 Noticias

A Mercedes-Benz abriu a porta do futuro com o EQXX, protótipo de uma berlina elétrica equipada com uma bateria de cerca de 100 kWh que pesa menos de 500 kg, para uma autonomia de mais de 1.000 km.

Com uma bateria 50% mais pequena e 30% mais leve que a do EQS (que traz uma bateria de 107,8 kWh), o EQXX faz valer uma eficiência que lhe permite anunciar um consumo abaixo de 10 kWh/100 km – o equivalente a cerca de 1l/100 km num carro a combustão, segundo a marca alemã.

A mecânica do EQXX é formada por um único motor de 150 kW/204 cv que surge encaixado na estrutura do carro em fibra de carbono, e faz mover apenas as rodas traseiras.

“Este conceito revela o nosso pensamento em relação ao que serão os elétricos no futuro, com uma bateria que poderia caber num automóvel muito menor”, confirma Ola Kaellenius, CEO da Mercedes-Benz.

O EQXX recorre ainda a um painel solar de 117 células colocado no tejadilho, armazenada numa bateria de iões de lítio à parte, o que por si só permite gerar 25 km de autonomia adicional.

Ao contrário do que aparenta nas fotos, o EQXX tem apenas 4,63 metros de comprimento e 2,80 m de distância entre eixos – menos que o atual Classe C, que possui 4,75 m de comprido e 2,86 m entre eixos – além de pesar 1750 kg, valor pouco superior aos 1675 kg do C300.

Veja ainda:

Por dentro, destaca-se por um painel digital de 120,6 cm com resolução 8k que projeta o sistema de navegação com grafismo 3D. O interior conta com vários materiais sustentáveis incluindo tecido de fibra Biosteel, couro vegan feito a partir de cogumelos, couro de fibras de cato e tapetes de bambu.

O EQXX é apresentado como uma montra tecnológica, sem produção prevista. Contudo, as soluções deverão ser utilizadas num futuro modelo compacto, provavelmente numa berlina EQA, um CLA elétrico que deverá chegar algures em 2025.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas