Air4, o Renault 4L 'voador'

4L voador antecipa a apresentação da 4L elétrica dos tempos modernos

0 aos 100 28/11/2021 Noticias

A Renault associou-se ao centro de design especializado em mobilidade, TheArsenale, para criar o AIR4, o protótipo que reinventa o clássico francês.

O Renault 4 original era um automóvel simples, eficiente e versátil, um verdadeiro ícone que transportou famílias, empresas e pessoas, como a polícia (gendarmerie) e os serviços postais (La Poste), bem como ajudou várias gerações de jovens automobilistas a sentarem-se, pela primeira vez, ao volante.

Os seus valores e qualidades convenceram TheArsenale a colaborar com a Renault na reimaginação de um 4L concebido para circular ao longo de autoestradas virtuais, acima das nossas cabeças.

O AIR4 é apresentado como um símbolo de independência e liberdade, inteiramente feito de fibra de carbono, mantendo as mesmas linhas e dimensões do 4L original, mas com novas capacidades dinâmicas. Assim, o AIR4 reivindica o ar como a nova estrada do futuro.

"Esta colaboração com TheArsenale surgiu naturalmente. O protótipo de automóvel voador AIR4 é algo ainda não visto e um piscar de olhos de como este ícone poderia ficar daqui a outros 60 anos", explica Arnaud Belloni, Director de Marketing Global da Marca Renault.

Veja ainda:

Para se movimentar, o AIR4 não tem rodas. Em vez disso possui quatro hélices de duas pás, uma em cada canto do veículo. O chassis assenta no meio do quadro onde também ficam os rotores e o condutor pode aceder e sentar-se na cabina do veículo, levantando a concha reimaginada do Renault 4, que é articulada na sua zona frontal.

É alimentado por baterias de polímeros de lítio de 22,000 amp-hora, que geram uma potência total de cerca de 45.000mAh. Conta com uma velocidade máxima horizontal de 26m/s, com uma inclinação de 45° durante os voos, e uma inclinação máxima de até 70°. Pode voar até uma altitude de 700 metros, com uma velocidade de descolagem de 14m/s, limitada a 4 m/s por razões de segurança, e uma velocidade de aterragem de 3 m/s.

Por último, mas não menos importante, o AIR4 oferece um impulso vectorial máximo de 380 kg, ou seja, 95 kg por hélice.

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