O que é necessário para tirar a carta de condução?

Documentos e requisitos que deve reunir para tirar a carta de condução

0 aos 100 22/11/2021 Ajuda

Chegou o momento de tirar a carta de condução de veículos ligeiros e não sabe por onde começar? Vamos dar-lhe algumas dicas para que possa iniciar o processo da forma mais célere e de acordo com todos os requisitos que são necessários. 

Idade mínima: após completar 18 anos pode inscrever-se numa escola de condução e iniciar a frequência de aulas de código (vertente teórica) e de condução (vertente prática).

O que necessita para se inscrever: cartão de cidadão, exame médico que comprove que está apto fisicamente para a condução e o valor correspondente à inscrição solicitada pela escola de condução escolhida. 

Aulas: existe um número mínimo de horas que devem ser cumpridas para poder fazer a avaliação - 28h teóricas (aulas de código) e 32h práticas (aulas de condução). Consoante a demonstração ou não de conhecimentos adquiridos, o instrutor pode dar indicação de frequência de mais aulas.

Exame: o exame teórico, de Código, só pode ser feito após terminar as 28h de aulas teóricas que são obrigatórias e de ter já concluído pelo menos 16h de formação prática de condução.
Após aprovação em exame de Código, deve concluir as restantes horas de instrução de condução em falta para posteriormente requerer exame de condução. 

Preço: os preços podem variar consoante a escola de condução escolhida e a zona do país em que esta se encontra. Segundo estudo realizado pela Deco Proteste, os valores podem variam entre os 375eur e os 920eur, valores estes referentes à realização de ambos os exames, teórico e prático, com sucesso à primeira tentativa. 

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Pub
Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída