Empresa portuguesa quer adaptar carros a gasolina ao hidrogénio

OZ Energia defende que 'não utilizar o parque automóvel actual para a mobilidade ‘verde’ é um contra-senso'

0 aos 100 24/10/2021 Noticias

A empresa portuguesa OZ Energia está a desenvolver um sistema para adaptar motores de combustão a gasolina e gasóleo ao hidrogénio, por considerar que o não aproveitamento do parque automóvel que existe atualmente na transição para a chamada mobilidade “verde é um contra-senso”.

“As famílias não trocam de carros de quatro em quatro anos. Quando é que nós conseguiríamos ter um parque automóvel mais sustentável? (…) Temos é que aprender a transformá-lo”, aponta a presidente-executiva da OZ Energia, Micaela Silva, em entrevista à agência Lusa.

Para isso, a empresa encontra-se atualmente a desenvolver um sistema que permite transformar um carro a gasolina num carro bifuel, que utilize maioritariamente hidrogénio.

Veja ainda:

O projecto está ainda em fase de testes do electrolisador (equipamento que utiliza água para produzir hidrogénio) desenvolvido pela equipa de investigadores subcontratados pela OZ Energia.

“O sistema já existe e já temos um carro que anda a hidrogénio que foi adaptado. O que nós queremos, obviamente, é ter o sistema e depois levar esse conhecimento para o território, apoiando muito os nossos parceiros locais para que possam, de alguma forma, diversificar toda a sua actividade”, aponta a presidente-executiva da OZ Energia.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador