Impostos encareceram gasóleo em 19 cêntimos face a Espanha

ERSE diz que, sem contar com os impostos, 'os preços médios nacionais encontram-se alinhados aos do país vizinho'

0 aos 100 27/07/2021 Noticias

Os portugueses pagam mais 26 cêntimos do que os espanhóis pela gasolina, segundo as contas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

No gasóleo a diferença chegou a 19 cêntimos por litro, no segundo trimestre, sendo que sem impostos “os preços médios nacionais encontram-se alinhados aos do país vizinho”, adiantou esta terça-feira a ERSE.

Num boletim em que compara os preços por litro dos combustíveis na União Europeia (UE), a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) adiantou que o preço médio de venda (PMV) “sem impostos do gasóleo na UE-27 aumentou 5,2 cêntimos/litro do primeiro para o segundo trimestre” e que o “peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 19 cêntimos/litro mais caros do que em Espanha”.

“Sem impostos, os preços médios nacionais encontram-se alinhados aos do país vizinho”, indicou a ERSE, referindo que “o PVP nacional situou-se acima dos valores médios da UE-27, atribuindo a Portugal o sexto lugar dos preços mais caros”.

Na gasolina 95 simples, o cenário é semelhante, segundo a ERSE. “Portugal praticou um preço sem impostos mais baixo do que em Espanha. A carga fiscal aplicada em Portugal (60%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica. Os PMV nacionais são mais caros do que a média UE-27, situando-se na quinta posição dos países com preços mais altos”, adiantou o regulador do sector energético.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Mercedes-Benz B 250e: ora elétrico, ora gasolina!
Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador