A Hyundai, Toyota e M-Sport (que inscreve os Ford Fiesta WRC) confirmaram oficialmente a sua continuidade no WRC até 2024, assumindo a implementação de motores de tecnologia híbrida a partir de 2022.
Em comunicado, o WRC confirmou a continuidade dos três construtores no Mundial, comprometendo-se assim com o uso da tecnologia híbrida, que combinará um motor elétrico e o motor a gasolina.
"O acordo prevê uma justa contribuição da FIA e dos fabricantes para os custos de desenvolvimento da nova tecnologia, que terá um forte enfoque na sustentabilidade, segurança e gestão de custos", indicam os promotores do WRC.
Veja ainda:
- Rali de Portugal terá 21 especiais, incluindo uma na Foz do Douro
- Confirmado: carros híbridos no WRC a partir de 2022
A introdução da 'era híbrida' no Mundial de ralis, anunciada em 2019, foi aprovada este mês pelo World Motor Sport Council, que deu 'luz verde' à aplicação das novas regulamentações técnicas.
"Não é exagero dizer que a introdução da tecnologia híbrida sustentável para a classe superior do WRC marca um dos maiores marcos na história do desporto. É lógico que uma progressão tão significativa seja bem-vinda nos 50 anos do campeonato", disse o diretor do WRC, Jona Siebel.
O presidente da FIA, Jean Todt, afirma que "a mudança para a tecnologia híbrida 'plug-in' não é apenas um reflexo das tendências atuais na indústria automóvel, mas também ajuda a tornar o desporto mais sustentável do ponto de vista ecológico".
Deixe o seu comentário