Seguramente já tem saudades de se fazer à estrada por puro prazer, embarcando numa aventura a solo, com amigos ou família.
Se podemos concordar desde logo que habitamos num país relativamente pequeno, a coisa muda de figura ao olharmos para o mapa e a termos em mão a tarefa de decidir quais os lugares onde gostaríamos de ir pela primeira vez (ou regressar). É precisamente neste momento que se abre um leque de inúmeras opções que testarão a sua capacidade de decisão.
Para tirar o máximo partido desta oportunidade que não surge todos os dias, delineámos algumas sugestões para tornar os quilómetros diante de si ainda mais agradáveis e inesquecíveis.
Planeie a Rota
Tal como mencionámos anteriormente, as opções para aqueles que desejam viajar e descobrir com recurso ao seu automóvel abundam, dificultando uma decisão em relação ao destino.
Como tal, sugerimos que aponte a bússola para um ponto cardinal e parta à descoberta deste belo país. Quer se aventure pela Costa Vicentina, pelos segredos da Serra da Arrábida, ou pelo interior do país, defina alguns locais que lhe agucem a curiosidade para deles fazer um ponto de paragem e exploração, agarrando assim a oportunidade de permanecer alguns dias naqueles que lhe pareçam ser mais apelativos.
Segurança Sempre em Mente
Porque a filosofia deverá passar sempre por ter e não precisar do que precisar e não ter, assegure-se que a viatura tem presentes coletes refletivos para condutor e passageiros, bem como artigos essenciais como o triângulo, macaco, ou até um pequeno kit de primeiros socorros.
É nosso desejo que não venha a precisar de nenhum deles, porém, são companheiros de viagem verdadeiramente valiosos caso surja a necessidade.
Vistoria Mecânica
É importante que tome o tempo para verificar se o automóvel está em perfeitas condições antes de partir à aventura. Caso a mecânica não seja a sua área predileta, seguramente um vizinho, amigo ou familiar poderá dar uma pequena ajuda.
Os conhecimentos relativos à mecânica não são transversais a todos os condutores. Se por um lado há aqueles que poderiam praticamente cumprir o plano de manutenção do automóvel sozinhos, outros terão dificuldade em saber ler o nível de óleo ou mudar um pneu.
Evite que a falta de conhecimento nesta área sirva de desculpa para comprometer a sua segurança e a dos que consigo viajam.
Navegação Assegurada
Todos os grandes aventureiros se perdem, mas não precisa de passar pela experiência desagradável de perder completamente o rumo à sua viagem. Um GPS, atualmente presentes na maioria dos smartphones (de forma gratuita, inclusive) poderá ser um verdadeiro salva-vidas quando trilhar algumas das mais fantásticas estradas do país.
Ter à mão um mapa relativamente atual nunca pesa nem fica mal no porta-luvas. Não só estes ainda apresentam um charme muito único, como são uma ferramenta excelente para descobrir pontos do país que de outra forma ignoraria, tais como pequenas aldeias, rios e parques naturais.
Entretenimento em Rota
Quer viaje sozinho ou acompanhado, o entretenimento é um dos ingredientes essenciais para uma viagem memorável. Leve consigo a sua banda sonora de eleição ou um tablet para as crianças verem (em relativo silêncio) os seus desenhos animados favoritos e a experiência terá tudo para ser mais agradável.
Com a crescente popularidade de audiolivros, poderá inclusive acumular conhecimento numa área que tem adiado (porque não mecânica?), ou até mesmo ouvir um romance intemporal.
O mais importante é que faça da sua viagem um momento para si e para os seus, pois tão ou mais importante que o destino, é o percorrer do caminho que frequentemente torna a experiência memorável.
Deixe o seu comentário