Dicas Para Descobrir Portugal ao Volante

Algumas sugestões para tornar os quilómetros diante de si ainda mais agradáveis e inesquecíveis.

0 aos 100 11/01/2021 Curiosidades

Seguramente já tem saudades de se fazer à estrada por puro prazer, embarcando numa aventura a solo, com amigos ou família.

Se podemos concordar desde logo que habitamos num país relativamente pequeno, a coisa muda de figura ao olharmos para o mapa e a termos em mão a tarefa de decidir quais os lugares onde gostaríamos de ir pela primeira vez (ou regressar). É precisamente neste momento que se abre um leque de inúmeras opções que testarão a sua capacidade de decisão.

Para tirar o máximo partido desta oportunidade que não surge todos os dias, delineámos algumas sugestões para tornar os quilómetros diante de si ainda mais agradáveis e inesquecíveis.

Planeie a Rota

Tal como mencionámos anteriormente, as opções para aqueles que desejam viajar e descobrir com recurso ao seu automóvel abundam, dificultando uma decisão em relação ao destino.

Como tal, sugerimos que aponte a bússola para um ponto cardinal e parta à descoberta deste belo país. Quer se aventure pela Costa Vicentina, pelos segredos da Serra da Arrábida, ou pelo interior do país, defina alguns locais que lhe agucem a curiosidade para deles fazer um ponto de paragem e exploração, agarrando assim a oportunidade de permanecer alguns dias naqueles que lhe pareçam ser mais apelativos.

Segurança Sempre em Mente

Porque a filosofia deverá passar sempre por ter e não precisar do que precisar e não ter, assegure-se que a viatura tem presentes coletes refletivos para condutor e passageiros, bem como artigos essenciais como o triângulo, macaco, ou até um pequeno kit de primeiros socorros.

É nosso desejo que não venha a precisar de nenhum deles, porém, são companheiros de viagem verdadeiramente valiosos caso surja a necessidade.

Vistoria Mecânica

É importante que tome o tempo para verificar se o automóvel está em perfeitas condições antes de partir à aventura. Caso a mecânica não seja a sua área predileta, seguramente um vizinho, amigo ou familiar poderá dar uma pequena ajuda.

Os conhecimentos relativos à mecânica não são transversais a todos os condutores. Se por um lado há aqueles que poderiam praticamente cumprir o plano de manutenção do automóvel sozinhos, outros terão dificuldade em saber ler o nível de óleo ou mudar um pneu.

Evite que a falta de conhecimento nesta área sirva de desculpa para comprometer a sua segurança e a dos que consigo viajam.

Navegação Assegurada

Todos os grandes aventureiros se perdem, mas não precisa de passar pela experiência desagradável de perder completamente o rumo à sua viagem. Um GPS, atualmente presentes na maioria dos smartphones (de forma gratuita, inclusive) poderá ser um verdadeiro salva-vidas quando trilhar algumas das mais fantásticas estradas do país.

Ter à mão um mapa relativamente atual nunca pesa nem fica mal no porta-luvas. Não só estes ainda apresentam um charme muito único, como são uma ferramenta excelente para descobrir pontos do país que de outra forma ignoraria, tais como pequenas aldeias, rios e parques naturais.

Entretenimento em Rota

Quer viaje sozinho ou acompanhado, o entretenimento é um dos ingredientes essenciais para uma viagem memorável. Leve consigo a sua banda sonora de eleição ou um tablet para as crianças verem (em relativo silêncio) os seus desenhos animados favoritos e a experiência terá tudo para ser mais agradável.

Com a crescente popularidade de audiolivros, poderá inclusive acumular conhecimento numa área que tem adiado (porque não mecânica?), ou até mesmo ouvir um romance intemporal.

O mais importante é que faça da sua viagem um momento para si e para os seus, pois tão ou mais importante que o destino, é o percorrer do caminho que frequentemente torna a experiência memorável.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ao volante do Hyundai Kauai Hybrid. Inteligência funcional
Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV