A Seat investiu mais de 30 milhões de euros na criação de um moderno Centro de Desenvolvimento de Motores, que a marca espanhola classifica como "o mais avançado do sul da Europa".
As instalações são compostas por nove bancos de ensaio multi-energia, que permitem a realização de diferentes tipos de testes com motores de combustão interna, elétricos, híbridos e GNC, com o objetivo de garantir que cumprem os requisitos de qualidade, emissões, CO2, durabilidade e desempenho comprometidos ao longo do seu ciclo de vida.
O investimento foi feito ao longo dos últimos 5 anos e resultou num centro com capacidade para realizar 14.300 testes de motores em cada ano, desde uma fase inicial do seu desenvolvimento, até aos testes que serão necessários para a sua homologação posterior.
Estas instalações incluem uma câmara climática, capaz de simular condições de condução extremas, entre -40 e +65 graus de temperatura e até 5000 metros de altura, e uma torre automatizada com capacidade para 27 veículos, que os mantém a uma temperatura estável de 23 graus para garantir que estão em ótimo estado para os testar.
Conta com três bancos para testes de durabilidade, onde protótipos e veículos fazem até 200.000 km na estrada, sem qualquer pausa, enquanto o desempenho do motor é analisado em todos os momentos. Além disso, foi instalado um sistema que recupera a energia gerada pelos cilindros e devolve-a sob a forma de eletricidade para posterior consumo.
Neste Centro de Desenvolvimento de Motores, localizado no Centro Técnico, 200 pessoas trabalham divididas em 3 turnos, 24 horas por dia, 6 dias por semana. Realizam-se testes que permitem validar novos projetos de motorização para diferentes marcas do Grupo Volkswagen.
Werner Tietz, vice-presidente I+D da SEAT, sublinhou que "este projeto consolida a posição da SEAT como uma das mais avançadas instalações de desenvolvimento de veículos na Europa. As novas instalações dos motores e a elevada capacidade técnica do equipamento, permitem testar os novos motores e calibrá-los durante a sua fase de desenvolvimento para garantir um melhor desempenho, tanto para a SEAT como para a CUPRA, quer para as diferentes marcas do Grupo, com especial enfoque nos motores híbridos e elétricos".
Deixe o seu comentário