Mais uma impressionante descoberta numa garagem algures na Califórnia, com cinco “relíquias” empoeiradas da década de 80. A descoberta foi feita pela série “The Barn Find Hunter”, acessível atravês do canal Hagerty no Youtube.
Os modelos em causa são um raríssimo Ferrari 275 GTB/2 de 1967, um Shelby Cobra 427 de 1966, um Triumph TR6, um Morgan V8 e um BMW E30 325 ix.O valor estimado do conjunto ultrapassa os 3,2 milhões de euros (4 milhões de dólares), no estado de conservação em que foram encontrados. Recuperados, valem muito mais.
O Ferrari é um exemplar muito raro, visto que foi um dos poucos que foram “carroçados” pela Scaglietti com uma carroçaria mais leve e um motor V12 de 3,3 litros.
Já o Shelby Cobra 427 não precisa de apresentação. É um dos 348 exemplares fabricados pela Shelby, embora não conte com o verdadeiro motor 427 (destinado à competição), mas antes com um motor Ford V8 428 como saíram muitos destes exemplares das oficinas de Carroll Shelby.
A explicação é simples: a Ford não dispunha de suficientes motores 427 e acabou por fornecer motores V8 428 (também de 7.0 litros) que eram mais funcionais na utilização diária. Os clientes que pretendiam o verdadeiro 427 podiam solicitá-lo posteriormente à Shelby.
A coleção, que essencialmente vale pelo Ferrari e pelo Cobra, foi criada nos anos 80 e o proprietário utiliza-os com alguma regularidade. Era igualmente cuidadoso com os veículos, tanto que confiava a manutenção a um mecânico da sua inteira confiança. Contudo, este faleceu num acidente de moto em 1991 e foi a partir daí que os estacionou na garagem onde se encontram, para nunca mais lhes tocar.
O resultado desta estranha decisão foi a clausura dos veículos, que, à exceção do pó acumulado até hoje, revelam um estado imaculado e praticamente original, juntamente com um Morgan V8 e um Triumph TR6 durante cerca de 30 anos. Além de um BMW 325 da geração E30.
O programa não explorou o que acontecu com o proprietário, talvez a pedido da família. Mas agora têm uma pequena fortuna guardada na garagem, pronta para a cobiça dos colecionadores.
Deixe o seu comentário