Os veículos ligeiros de mercadorias, também conhecidos como furgões (no caso dos comerciais médios), são perfeitos para carregar todo o tipo de objetos e mercadorias, acomodando mais de cinco adultos e cujos motores são sinónimo de resistência. Qualquer comprador analisa as suas capacidades de carga, proporções ou consumo de combustível, mas raramente presta atenção ao tempo necessário para acelerar dos 0 aos 100 km/h.
Pois bem, este foi o desafio levado a cabo pela Carwow, que decidiu colocar frente a frente quatro referências entre os furgões, o Volkswagen Transporter, Toyota Proace, Ford Transit e Mercedes Vito, em testes de aceleração e travagem. Não sabemos se algum comprador levará estes testes em consideração, embora pelo menos tenha servido para nos divertir.
Os quatro furgões em causa contam com motores a gasóleo que enviam toda a potência para o eixo dianteiro e cuja soma de potências não excede a debitada por um McLaren 720S.
O Proace da Toyota é o mais potente de todos, com um motor 2 litros com 180cv e um binário máximo de 400 Nm, enquanto o Mercedes tem o maior, mas menos potente, motor. Trata-se de um 2.2 litros com 136cv e 330 Nm.
Pelo meio, surge o motor 2 litros da Volkswagen, com 150 cv e binário máximo de 340 Nm, superado pelo bloco da Ford, que com a mesma cilindrada extrai 170 cv e 405 Nm. No entanto, este último foi modificado por um especialista que também acrescentou uma suspensão otimizada, duas saídas de escape e uma decoração específica.
Veja o vídeo e descubra quem venceu.
Deixe o seu comentário