Nova tecnologia Ford previne acidentes durante a abertura das portas

Tecnologia poderá tornar mais fácil evitar acidentes com utilizadores da estrada mais vulneráveis, onde também se incluem os motociclistas

0 aos 100 02/03/2020 Noticias

Todos os anos milhares de acidentes são causados por condutores ou passageiros que abrem uma porta na trajetória de um ciclista. Apenas no Reino Unido, as colisões com portas resultam em ferimentos graves, ou morte, de 60 ciclistas por ano. Na Alemanha, em 2018, esta situação esteve na origem de cerca de 3.500 acidentes. Em Portugal, não havendo números seguros deste tipo de sinistro, foram registados 21 mortos, 116 feridos graves e mais de 1500 feridos ligeiros em 2017.  
 
Estima-se que este problema tem tendência para se agravar, já que cada vez há mais pessoas a optar por pedalar e usar trotineta nas cidades. 
 
Agora, a Ford desenvolveu uma tecnologia que, no futuro, poderá tornar mais fácil evitar acidentes com utilizadores da estrada mais vulneráveis, onde também se incluem os motociclistas. 
 
O sistema Exit Warning fornece alertas visuais e sonoros a utilizadores da estrada e ocupantes de veículos, quando deteta que a abertura da porta de um carro estacionado pode causar uma colisão; também poderá impedir que a porta do veículo se abra na trajetória de alguém a passar. 
 
Como funciona 

Utilizando sensores e tecnologias já existentes nos veículos da gama, como o sistema de deteção de veículo em ângulo morto, o sistema aciona um alarme, por LEDs integrados nos espelhos exteriores e no revestimento internos das portas, sempre que deteta a aproximação de um veículo.

A ideia é desenvolver o equipamento de forma a que o mecanismo consiga mesmo impedir momentaneamente a abertura total das portas até o sistema Exit Warning determinar que o utilizador da estrada, que passa junto ao veículo, está afastado do veículo e, em segurança.

Os engenheiros estão também a testar um novo mecanismo para a portas dos carros, o qual impede momentaneamente a abertura total das portas até o sistema Exit Warning determinar que o utilizador da estrada, que passa junto ao veículo, está afastado do veículo e, em segurança. Em caso de emergência, os ocupantes do veículo podem anular manualmente esta função. 

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva
DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente