Vem aí forte aumento dos preços dos combustíveis: Governo quase duplica taxa de carbono

Novos valores entram em vigor já este sábado, 15 de fevereiro

0 aos 100 14/02/2020 Noticias

O Governo já fixou a taxa de carbono que incide sobre os combustíveis para 2020 e o novo valor a pagar por cada litro de gasolina ou de gasóleo quase duplica. Os novos valores entram em vigor já amanhã (15 de fevereiro).

A taxa sobre as emissões passa de 12,74 euros por tonelada de CO2 para 23,619 euros por tonelada de CO2, o que resulta num imposto de cerca de 5 cêntimos por litro de gasolina e de 5,8 cêntimos no caso do gasóleo, a vigorar em 2020, contra os 2,8 cêntimos por litro na gasolina e 3,1 cêntimos por litro de gasóleo, aplicados em 2019.

O Governo explica, em Diário da República, que esta taxa trata-se de uma medida, entre outras, que têm vindo a ser tomadas para promover a transição para uma economia de baixo carbono, “objetivo que tem assumido grande relevância no plano nacional, em linha com o contexto internacional”.

Veja ainda:

O valor da taxa é definido anualmente, “sendo fixado, com base nos preços dos leilões de licenças de emissão de gases de efeito de estufa, realizados no âmbito do Comércio Europeu de Licenças de Emissão”.

Para o Executivo esta subida serve, assim, para dar cumprimento ao “objetivo de descarbonização da economia, estimulando a utilização de fontes de energia menos poluentes”.

A taxa de carbono é incorporada diretamente no preço do litro dos combustíveis.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'
Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo