Envolvidos num importante momento de transformação da indústria automóvel, com a crise do Diesel, o avanço da mecânica elétrica e híbrida, o downsizing e plataforma e mecânica partilhada, a Mazda, caraterizada por nadar contra a corrente e propor soluções diferentes, estará a desenvolver uma nova família de motores a gasolina e diesel de 6 cilindros.
A julgar pelas patentes registadas, estas duas motorizações de seis cilindros em linha de dimensões compactas, um Skyactiv-D a gasóleo e um Skyactiv-X a gasolina serão acompanhadas por uma nova transmissão automática de 8 velocidades.
Veja ainda:
- É assim o MX-30, o SUV elétrico da Mazda
- Mazda elimina os ecrãs táteis porque são potencialmente perigosos
- Novo Mazda3 estreia motor a gasolina 'revolucionário'
- Mazda confirma regresso do motor rotativo
Apesar de ainda não se avançar com a cilindrada dos referidos motores, é possível que estejamos perante motores 3.0, sendo que o a gasolina poderá vir a ser utilizado no próximo modelo desportivo da Mazda.
A estreia dos novos motores deverá acontecer na próxima geração do Mazda 6, lançar em breve, e no próximo CX-5. Os dois passarão a contar com tração traseira de série (com possibilidade de tração integral).
Deixe o seu comentário