É uma realidade que a tecnologia avança a passos largos. Praticamente, todos os modelos no mercado dispõem de ecrãs de última geração que oferecem qualidade e resolução que excedem a capacidade do olho humano que, com o toque ou aproximação das mãos, permite selecionar opções ou menus.
Hoje em dia, o BMW Série 1, por exemplo, pode contar com a opção de controlo por gestos e assistente de voz inteligente (o "Hey BMW") que adapta, por exemplo, a temperatura através das palavras "frio" ou "calor".
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Embora este sistema seja uma opção, nos modelos BMW o manuseamento de todos os sistemas do veículo é, atualmente, realizado através do sistema iDrive posicionado na consola, um comando rotativo que revolucionou o mercado quando foi lançado no Série 5, em 2003.
Desde então, evoluiu juntamente com o ecrã sensível ao toque ou botões programáveis . A última novidade foram pequenos logotipos – cardinal ou uma bússola, por exemplo -, para aceder aos menus de comunicação, navegação, entretenimento ou ar condicionado.
A evolução da tecnologia faz com que a inteligência artificial se “apodere” cada vez mais da regulação dos diferentes sistemas, pelo que o comando iDrive tem já os dias contados. O desaparecimento está previsto para 2023, precisamente com a nova geração do mesmo modelo em que foi lançado, o Série 5.
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