Media Markt já vende carros sem volante: os Uniti

Carro elétrico sueco oferece 5 anos de energia solar. Primeiras entregas em 2019

Miguel Costa 14/12/2017 Noticias

O Uniti One é um carro elétrico que já está à venda nos Media Markt da Suécia, mais concretamente em dois: Malmö e Estocolmo. Com preços a partir dos 14.660 euros (145.000 coroas suecas), este “carro smartphone”, como o descrevem os seus criadores, oferece ainda aos clientes suecos cinco anos de energia solar gratuita para o carregar e pode dispensar o volante.

O objetivo da empresa escandinava foi a criação de um carro elétrico pequeno e inteligente, e de fácil utilização urbana. Pensaram em tudo, até na parte de alimentação. Como? Associando-se à empresa de energia E. ON, para garantir que a fonte de eletricidade seja limpa, oferecendo aos clientes suecos cinco anos de energia solar gratuita para carregar o carro.

O One, o primeiro modelo, de apenas dois lugares (haverá também versões de quatro e cinco portas), é vendido como um smartphone: compra-se online e é entregue em casa, ou então podem ser adquiridos nas grandes superfícies de dispositivos eletrónicos, como por exemplo na Media Markt, onde já está disponível.

Conta com uma carroçaria em fibra de carbono reciclável e com um interior em compósito orgânico, onde foi dispensado o volante. Em seu lugar surge um visor tipo tablet e dois joysticks que são utilizados como volante, como quem leva um carro de combate.

As baterias são de 22 kWh, que alimenta dois motores elétricos com uma potência combinada de 40cv. Com uma carga completa e segundo os primeiros dados oficiais, promete uma autonomia de 300 km. Promete ainda uma velocidade máxima de 130 km/h (em modo Sport) e é capaz de acelerar de 0 a 80 km/h en 3,5 segundos. O peso? Muito leve, apenas 450 kg.

Quanto a tempos de carregamento, uma carga completa demora pouco mais de 3 horas, embora com um carregador de corrente continua conseguem-se 200 km em apenas 30 minutos.

A empresa já recebeu cerca de 1000 pedidos online. Para o fazer, cada cliente tem de depositar SEK 1.399 (equivalente a 149 euros). As primeiras entregas estão previstas para 2019.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Mercedes-Benz B 250e: ora elétrico, ora gasolina!
Hyundai Tucson 1.6 TGDi 48V. SUV com personalidade!