A revelação (e garantia...) é dada por Stefan Ellrott, chefe de desenvolvimento da Bugatti: se a tentativa de recorde tivesse sido realizada no Nevada o Chiron podia ter alcançado 515 km/h.
A explicação é, aparentemente simples, a pista de alta velocidade Ehra-Lessien, na Baixa Saxónia, com 21 quilómetros de extensão tem a grande desvantagem de estar a apenas 50 metros acima do nível do mar, ao contrário de outros locais de maior altitude que são normalmente utilizados para quebrar recordes de velocidade como a pista de Nevada nos Estados Unidos.
Em Ehra-Lessien, na Baixa Saxónia, o Chiron (versão Long Tail) ultrapassou a mítica barreira das 300 mph (482.803 km/h), atingindo a velocidade máxima de 490,484 km/h (304,773 mph).
A Bugatti fez as contas e chegou à conclusão que se a tentativa de recorde tem sido realizada no Nevada o Chiron podia ter alcançado 515 km/h. A explicação para esta diferença está na distância do nível do mar já que à medida que a distância do nível do mar aumenta, o ar torna-se mais fino e o número de moléculas no ar por unidade de volume diminui.
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À medida que a distância do nível do mar aumenta, o ar torna-se mais fino e o número de moléculas no ar por unidade de volume diminui. O mesmo acontece com o arrasto aerodinâmico, ou seja um carro requer menos energia. A uma altitude de 5.000 metros, a densidade cai para metade, diminuindo igualmente para metade o arrasto.
"Os nossos cálculos mostraram que teríamos sido cerca de 25 km/h mais rápidos na pista de Nevada", sublinhou Stefan Ellrott, chefe de desenvolvimento da Bugatti, deixando claro que o recorde do Chiron poderia ter sido fixado nos 515 km/h, em virtude das características da pista norte-americana.
A escolha da pista de alta velocidade Ehra-Lessien, com 21 quilómetros deveu-se a motivos de segurança, uma vez que conta com barreiras contra acidentes alinhadas com a pista e serviços de resgate de emergência que estão disponíveis nas duas extremidades da pista.
“A segurança vem em primeiro lugar na Bugatti. A pista do Nevada é muito longa e apenas tem um sentido e por isso as equipas de segurança levariam muito tempo para chegar a um local em caso de emergência. Para além disso, a pista apresenta uma leve inclinação de cerca de três por cento e por isso não seria o melhor para estabelecer um recorde”, concluiu Stefan Ellrott.
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