A Toyota, a NEDO e a Sharp anunciaram um plano conjunto para iniciar testes a veículos híbridos, com baterias alimentadas por painéis solares de alta eficiência, em estradas públicas no Japão. Os testes, que arrancam no final deste mês, visam avaliar a melhoria de autonomia elétrica e a eficiência de combustível.
A Sharp criou módulos das suas células solares de alta eficiência (com eficiência de conversão de mais 34%), desenvolvidos anteriormente para um projeto liderado pela NEDO, a Toyota instalou estes módulos em painéis no teto, no capot, na tampa traseira do Prius e produziu um carro de demonstração para testes em estradas públicas.
Aumentando a eficiência dos painéis solares e expandindo a sua área no veículo, a Toyota conseguiu gerar energia de cerca de 860 W, que é aproximadamente 4,8 vezes maior ao do Prius que é comercializado (com teto solar).
Além de impulsionar substancialmente geração de energia, o veículo de testes utiliza um sistema que carrega a bateria enquanto o veículo está estacionado e enquanto está a ser conduzido.
Veja ainda:
- Carros da Hyundai e Kia vão ter painéis solares
- Primeiro carro solar já tem 8.326 reservas
- Portugal. A partir de 2040 só carros elétricos, híbridos ou a hidrogénio
Vários dados, incluindo a geração de energia do painel solar e a quantidade de carga da bateria, serão obtidos e verificados e, em seguida, usados no desenvolvimento de um sistema de recarga solar integrado.
O comité de estratégia de veículos movidos a células fotovoltaicas, patrocinado pela NEDO e outras entidades irá avaliar os benefícios com base nas melhorias na redução de emissões de CO2 e conveniência, como o número de vezes que o veículo necessita de recargar numa tomada. O objetivo é contribuir para a criação de um novo mercado de painéis solares, incluindo a mobilidade, e encontrar soluções de futuro para questões energéticas e ambientais.
Deixe o seu comentário