Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!

Ao fim de oito anos e 199 mil quilómetros, esta 520d Touring de 184cv está num estado geral que merece um olhar atento de quem procura uma carrinha para a família. E não só...

0 aos 100 12/03/2019

Tem oito anos, 199 mil quilómetros e um aspecto imaculado. O motor é o fiável 2.0 Diesel de 184cv. Por 19.900 euros é a alternativa racional (e de paixão!) à compra de um utilitário novo. Está à venda no Carmindo Automóveis, em Valongo, e dizemos-lhe porque é uma compra perfeita.

A verdade é que por 19.900 euros, o preço de um utilitário novo tipo Renault Clio, Opel Corsa ou Seat Ibiza, por exemplo, pode ter um familiar Premium, como uma 520d Touring, com uma qualidade, equipamento, condução, que um utilitário e até um familiar nunca conseguirão oferecer. Pois, está a pensar o mesmo que nós...“porque não”! 

É um produto fiável, com um motor imune a problemas, mas que anda muito e gasta pouco. Difícil é encontrar um exemplar nas condições particulares desta 520d Touring. A começar pelo exterior. A pintura está imaculada e não existem mossas ou riscos. Nem sequer nos parachoques. As jantes também estão em bom estado. Os pneus são praticamente novos. O desenho, de resto, diz tudo sobre o modelo, uma vez que é considerado por muitos como o mais belo Série 5 feito até hoje, algo evidente na presença e elegância deste exemplar. As elegantes jantes de liga leve reforçam o apelo dinâmico deste BMW.

Qualidade intocável

Os interiores não apresentam desgaste ou sujidade. Aliás, este é um dos factos que mais impressiona, quer ao nível dos revestimentos e plásticos no tablier, quer em termos dos estofos dos assentos e dos forros em geral, assim como no caso das fixações das portas e das borrachas isolantes dos vidros. As escovas do limpa parabrisas estão igualmente em bom estado.

Quanto às impressões de condução e toda a parte mecânica também condizem com a descrição positiva efetuada até agora. A caixa mantém elevada suavidade e precisão e o comportamento da suspensão continua muito eficaz, o que se veio a provar nos quilómetros que efetuamos. 

A maioria até foi feita em paralelo, uma das melhores formas de se perceber o estado do veículo, o que permitiu constatar a ausência de vibrações ao volante e especialmente ruídos no interior, comprovando o estado imaculado deste exemplar. 

O motor de 2 litros é porventura o mais emblemático (e fiável...) da BMW e debita no Série 5 de 2011 uma potência de 184cv, um registo que nove anos depois continua a impressionar. Com a vantagem de não contar com tecnologias complexas e dispendiosas como o Adblue, por exemplo. 

Ao volante, o motor de 2 litros mostra um vigor impressionante. São cerca de 200cv que não acusam o peso dos anos nem o facto de ser um modelo com dimensões generosas. A resposta é sempre pronta e o consumo comedido para um modelo destas dimensões. Até porque conta com sistema start&stop e caixa manual de seis velocidades, algo raro nesta geração do Série 5.

Problemas e manutenção? 

Valor seguro e a resposta é simples: primeiro porque é um motor reconhecido pela sua enorme fiabilidade (não é dos primeiros 20d ou dos últimos, equipados com imensa tecnologia). Segundo, porque é um motor do qual foram produzidos muitos, visto que equipou praticamente todas as gamas da BMW, existem muitas peças e baratas (muitos fabricantes de marca branca).

Investimento seguro

Outra vantagem deste modelo é a sua menor desvalorização, que não será como outros modelos, nomeadamente de marcas generalistas, que perdem maior valor com o passar do tempo, pelo que é sempre um investimento seguro.

Quanto a equipamento e extras, esta 520d Touring vem equipada com GPS Profissional, head-up display e assistente de mudança de faixa, além de equipamentos já comuns neste tipo de modelos, como o ar condicionado bizona ou os sensores de luz e de chuva. Só para citar alguns.

Conclusão

Neste caso, os 19.900 euros pedidos por este exemplar é um excelente preço, atendendo ao seu estado de conservação, sem nada a apontar ou a precisar de qualquer retoque. A caixa manual é uma mais valia porque a maioria das unidades deste modelo são com caixa automática, o que pode implicar custos extras de futuro. Acrescente-se que já tem a corrente de distribuição mudada.

Alternativas

Olhando para a lista de usados do Carmindo Automóveis pelo mesmo valor desta 520d Touring podemos encontrar, por exemplo, o SUV da moda, um Nissan Qashqai 1.5 dCi (18.800 euros). Quem não conseguir chegar a estes valores, tem também como alternativa o Citroen DS5 Hybrid4, um híbrido Diesel com 200cv (e o conforto que só um Citroen pode oferecer) por 16.800 euros. 

Dados a reter:

Modelo e versão: BMW 520d Touring
Preço: 19.900 euros
Quilómetros: 199.000
Ano: 2011
Caixa de velocidades: manual de 6 velocidades
Garantia: 12 meses
Outros detalhes: com corrente de distribuição já mudada. Head-up display, GPS profissional, xenon, etc.

Sobre o Carmindo Automóveis, é uma empresa do ramo automóvel que iniciou a sua actividade há mais de duas décadas, sempre com o intuito de corresponder às expectativas dos seus clientes. Encontra-se localizado na Av. Oliveira Zina, n.º 180, 4440-452 Valongo. Pode contactar pelos números 914 696 911, 919 731 620,  919 125 260, 224 152 333 ou pelo e-mail carmindoautomoveis@gmail.com. Para saber mais visite www.carmindoautomoveis.com.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...
Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!