VÍDEO: sabe o que é o efeito túnel? Nós explicamos

Sabia que é chamado de 'efeito túnel' ao impacto da velocidade sobre a condução e o campo de visão?

0 aos 100 09/03/2019 Ajuda

No vídeo abaixo, é possível ver e perceber o que é o chamado “efeito túnel”, um dos perigos com que os condutores se deparam quando circulam a alta velocidade.

Segundo estudos revelados, quando conduzimos dentro dos limites legais de velocidade estabelecidos para as localidades, dispomos de um ângulo de visão de 180º, o suficiente para controlar todos os elementos da estrada e antecipar eventuais perigos.

Mas à medida que a velocidade aumenta, este campo de visão reduz-se. E de forma proporcional. A 65 km/h o ângulo de visão à nossa frente já é de apenas 70º; a 100 km/h desce para 42º. A diferença é enorme.

O efeito túnel acontece quando se ultrapassa dos 120 km/h. Segundo o estudo, um automobilista que circule a 150 km/h terá a sua visibilidade reduzida a apenas 18º, o que equivale a olhar a estrada através de um pequeno e estreito túnel.

Veja ainda:

Este efeito tem como consequência a redução no tempo de reação a qualquer imprevisto, já que o veremos com muitos segundos de atraso ou, em alguns casos, simplesmente não o veremos.

É o que acontece, por exemplo, com os traços descontínuos quando circulamos a alta velocidade em autoestrada, que deixamos de os ver descontínuos, mas antes contínuos.

Deixe o seu comentário