Construiu F40 na garagem e agora foi processado pela Ferrari

Ferrari exige destruição completa da réplica e acusa dentista brasileiro de violar propriedade intelectual da empresa

0 aos 100 30/01/2019 Curiosidades

Um sonho que se transformou em pesadelo. Vitor Estevan, um dentista de 31 anos de Cachoeira Paulista, São Paulo, está a ser acusado de violar propriedade intelectual da Ferrari, pela produção e comercialização de uma réplica do Ferrari F40. O carro foi apreendido pela Polícia Civil brasileira a 22 de janeiro e pode mesmo vir a ser destruído.

Os F40 originais (modelo lançado em 1987) estão avaliados em valores de um milhão de euros, mas o dentista tentou vender a sua criação por cerca de 18.576 euros. Foi precisamente através do anúncio Estevan foi apanhado.

O anúncio ainda chegou a ser retirado, mas já foi tarde. A Ferrari, que já andava atenta a este tipo de falsificações no Brasil, identificou o anúncio e contratou um advogado. Acusa agora o dentista de violar a lei de patentes.

“Eu não estava a conseguir pensar nessa altura, estava sem trabalhar. Eu tinha duas opções: uma era vender a clínica e a outra vender o carro. Inicialmente anunciei o carro, mas duas semanas depois recuei e acabei vendendo a clínica. Então apaguei o anúncio”, explica Vitor em declarações à “Globo”.

Autodidata, o brasileiro construiu a réplica do F40 com metais comprados em drogarias e lojas de materiais de construção. A parte do motor e dos componentes mecânicos são a combinação de várias peças de carros acidentados que o dentista foi comprando em leilões. Demorou 14 meses a construir a réplica.

Relacionadas:

“Era um sonho infantil, inocente, eu não imaginei que poderia acontecer isso. Aceitei como um desafio para mim mesmo e comecei a estudar, investir tempo e dinheiro para que saísse do papel”. A decisão da polícia terá de ser conhecida até 12 de fevereiro. Até lá, o dentista brasileiro tem apelado nas redes sociais para que o carro não seja destruído.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!
Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...