Um sinal para salvar sapos (e condutores)

Quem sai da A6 e apanha a nacional para Évora depara-se com um sinal de perigo com um sapo. Saiba porquê

0 aos 100 26/01/2019 Curiosidades

Na Estrada Nacional 114, que liga a A6 a Évora, e na EN14, também no distrito de Évora, encontra-se um sinal de trânsito nunca antes visto, pelo menos em Portugal: um sinal de trânsito com o desenho de um sapo para avisar os condutores que aquela é uma zona de passagem de anfíbios.

A instalação do sinal de perigo com um sapo "visa alertar o condutor para a possível existência de más condições de aderência do pavimento, devido à acumulação de restos mortais de anfíbios no piso molhado", justifica a Infraestruturas de Portugal.

O sinal vertical faz parte do Projeto LIFE LINES - Rede de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas, coordenado pela Universidade de Évora (UÉ) e que envolve diversos parceiros, como a IP, com o objetivo de tentar mitigar os efeitos negativos das estradas para a biodiversidade.

Relacionadas:

A situação já motivou um pedido de esclarecimento do CDS ao ministro da Administração Interna, nomeadamente sobre a "falta de homologação" dos sinais de trânsito de perigo, mas a IP garante que "são legais" e a sua instalação "foi autorizada, de forma experimental, pela ANSR".

“A IP não colocou sinais ilegais na sua rede rodoviária", vincou à Lusa fonte da empresa, referindo que a autorização da ANSR para a instalação experimental da sinalização de perigo com anfíbios, em dois locais da EN114 e num outro local, na EN4, entre Arraiolos e Estremoz, data de "fevereiro de 2018".

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'
Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...