BMC e Ohm chegam a Portugal

As duas marcas serão distribuídas pela empresa SJDA – Distribuição Automóvel.

As duas marcas serão distribuídas pela empresa SJDA – Distribuição Automóvel.

A BMC, da Turquia, e a Ohm, detida pela Hiab e com produção na China, acabam de reforçar a oferta de veículos comerciais ligeiros e pesados em Portugal. As duas marcas serão distribuídas pela empresa SJDA – Distribuição Automóvel.

A BMC Trucks tem em catálogo os camiões da gama Tügra, que utilizam componentes dos principais fabricantes internacionais: motores Cummins ou FPT Cursor, caixas de velocidades ZF Traxon com ou sem Intarder, sistemas de travagem Wabco e eixos traseiros Meritor.

A gama inclui tratores 4×2, com cabina alta e duas camas (Elegance) ou baixa, equipados com motores FPT Cursor de 11 litros com 460cv e transmissão automática de 12 velocidades.

Estão disponíveis camiões rígidos nas configurações 6×2, 6×4 e 8×4, com cabina curta ou longa, equipados com motores diesel Cummins de 320 cv ou de 400 cv, caixa manual ou automática de nove ou 16 velocidades, respetivamente.

No que diz respeito à Ohm, esta marca dos países baixos, mas com produção na China, conta com uma oferta de veículos elétricos do tipo chassis-cabina, para aplicações ligadas à distribuição urbana e serviços municipais.

O primeiro modelo, que já se encontra em comercialização, é o Ohm 35 BEV, um chassis-cabina elétrico, homologado com peso bruto de 3500 quilos. Está equipado com dois packs de bateria de fosfato de ferro e lítio (LiFePO4), que anunciam uma autonomia de até 241 quilómetros ou 337 km em ciclo urbano.

A bateria fornece energia a um motor elétrico síncrono, localizado no eixo traseiro, que desenvolve uma potência máxima de 117cv e um binário máximo de 3150 Nm.