A ZF vai arrancar com os testes de um projeto de airbags exteriores para melhorar a segurança dos automóveis.
Segundo a empresa especialista em dispositivos de segurança ativa e passiva, a solução poderá reduzir a gravidade de um acidente em até 40 por cento. Uma bolsa insuflável deverá abrir pela parte exterior do carro, para aumentar a área de absorção do impacto do veículo.
O maior desafio é fazer o airbag insuflar corretamente e no momento certo, o que significa que os carros terão que ter sistemas para prever um impacto. Atualmente alguns modelos estão equipados com sistemas que apertam o cinto de segurança ou preparam a suspensão antes de um impacto. O airbag seria um acréscimo a estes dispositivos.
Relacionadas:
- Estes 12 sistemas de segurança vão passar a ser obrigatórios
- Sistema de ignição sem chave já causou 28 mortos
- Problemas na VW e Seat. Cintos de segurança com defeito
A ZF pretende prever os acidentes com a evolução dos radares, câmaras e sensores. Estes sistemas deverão equipar os primeiros carros totalmente autónomos, e podem vir a ter a função de disparar os airbags. E, tal como os autónomos, também esta tecnologia ainda deverá levar alguns anos a chegar à produção em série.
Airbags ‘plus size’
Os airbags exteriores deveão ser grandes, com cerca de dois metros de comprimento e 40 centímetros de altura.
O tamanho poderá variar de acordo com o carro, mas o mais impressionante é o tempo que precisará para insuflar. A ideia é que a bolsa se abra no mesmo tempo que um air bag normal, entre 60 a 80 milissegundos.
Deixe o seu comentário