Carros vão ter airbags exteriores

Solução poderá reduzir gravidade do impacto em até 40 por cento. Testes arrancam em 2019

0 aos 100 05/12/2018 Curiosidades

A ZF vai arrancar com os testes de um projeto de airbags exteriores para melhorar a segurança dos automóveis. 

Segundo a empresa especialista em dispositivos de segurança ativa e passiva, a solução poderá reduzir a gravidade de um acidente em até 40 por cento. Uma bolsa insuflável deverá abrir pela parte exterior do carro, para aumentar a área de absorção do impacto do veículo.

O maior desafio é fazer o airbag insuflar corretamente e no momento certo, o que significa que os carros terão que ter sistemas para prever um impacto. Atualmente alguns modelos estão equipados com sistemas que apertam o cinto de segurança ou preparam a suspensão antes de um impacto. O airbag seria um acréscimo a estes dispositivos.

Relacionadas:

A ZF pretende prever os acidentes com a evolução dos radares, câmaras e sensores. Estes sistemas deverão equipar os primeiros carros totalmente autónomos, e podem vir a ter a função de disparar os airbags. E, tal como os autónomos, também esta tecnologia ainda deverá levar alguns anos a chegar à produção em série.

Airbags ‘plus size’

Os airbags exteriores deveão ser grandes, com cerca de dois metros de comprimento e 40 centímetros de altura.

O tamanho poderá variar de acordo com o carro, mas o mais impressionante é o tempo que precisará para insuflar. A ideia é que a bolsa se abra no mesmo tempo que um air bag normal, entre 60 a 80 milissegundos.

Deixe o seu comentário