Os carros das empresas vão pagar mais impostos a partir de 2019, que dependendo do valor das viaturas pode ser de 50%, de acordo com a edição desta segunda-feira, 15 de outubro, do “Jornal de Negócios”.
Segundo a versão preliminar do Orçamento de Estado para o próximo ano a que o diário teve acesso, os veículos com um custo de aquisição inferior a 25 mil euros, a taxa passa de 10% para 15%.
Relacionadas:
- Carros em Portugal são os mais velhos de sempre
- 18 dias apenas. Renault Zoe é o usado que mais rápido se vende em Inglaterra
- Tabelas dos impostos automóveis vão ser atualizados
- Os carros usados mais procurados em Portugal
- Será esta a solução para o fim dos quilómetros adulterados?
No caso de carros com um custo de aquisição igual ou superior a 35 mil euros, a taxa passa de 35% para 37,5%. O Código do IRC prevê a aplicação de tributações autónomas a uma série de situações, desde as despesas não documentadas em geral, às de representação ou às despesas que estejam relacionadas com viaturas ligeiras de passageiros, motos e motociclos.
As tributações autónomas são uma forma de penalização sobre determinadas despesas das empresas que o Fisco entende que podem ter, na prática, a natureza de rendimentos encapotados. Deste modo, acabam por ser uma espécie de compensação por eventuais fraudes fiscais.
Deixe o seu comentário