Vila do Conde produz a cadeira de bebé mais segura do mundo

AxissFix Air, a primeira cadeira de bebé para automóvel com airbag

Miguel Costa 02/11/2017 Curiosidades

A EA Dorel arrancou com a produção, na sua fábrica de Vila do Conde, a cadeira de bebé mais segura do mundo, a única equipada com um airbag ativo no arnês. Na fase de arranque vão ser produzidas cerca de 25 mil unidades por ano.

A marca assegura que a AxissFix Air, destinada a crianças entre os 4 meses e os 4 anos, reduz até 55% a pressão exercida na zona cervical em caso de acidente, quando a cadeira se encontra no sentido da marcha, ou seja, de frente para a estrada.

“Os crash-tests que fizemos demonstram que esta cadeira é até 55% mais segura do que outras da mesma categoria e essa é uma excelente notícia para os pais”, assegura Vincent Vieira.

Ao contrário dos airbags dos automóveis, o dispositivo desta cadeira funciona através da passagem de ar frio para duas almofadas localizadas no arnês da cadeira e ativa-se na mesma direção que o deslocamento da cabeça.

“Existe uma placa eletrónica introduzida no arnês que deteta a desaceleração do automóvel compatível com um acidente rodoviário. Quando detetada, é espoletado o mecanismo que faz com que as almofadas do airbag se insuflem com o ar de uma pequena garrafa que se encontra na parte traseira da cadeira. O airbag demora 0,5 segundos a insuflar e 1 segundo a desinsuflar”, explica Vincent Vieira.

A cadeira já está disponível no mercado e o preço de venda ao público recomendado ronda os 649 euros.

Veja como funciona:

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva