Primeiras imagens do Fiat Grande Panda

Nova geração do Panda é SUV com motorizações a gasolina e elétrica

Nova geração do Panda é SUV com motorizações a gasolina e elétrica

A Fiat revelou as primeiras imagens do novo Grande Panda, o primogénito da nova família inspirada no Panda dos anos 80, antes da sua apresentação oficial, agendada para 11 de julho.

A escolha do nome “Grande”, algo que já foi utilizado no passado pelo Punto, deve-se à continuidade do Panda como o conhecemos, que passou a chamar-se Pandina, e que continuará a competir no segmento A até 2030.

Algo que, de resto, confirma-se pelas maiores dimensões do Grande Punto (3,99 metros – anterior Panda 3,69 metros), que o coloca mais próximo dos utilitários – como acontece com o Toyota Aygo. O Grande Panda é derivado da quarta geração do Citroën C3, com o qual partilha a plataforma STLA Smart (anteriormente conhecida como Smart Car).

A estética é inspirada no Panda original dos anos 80, do qual tira as suas linhas retilíneas, embora acrescente um toque futurista através da utilização de óticas tipo pixel.

Leia ainda: Fiat 600 Hybrid já tem preço

Para já não foram revelados quaisquer detalhes técnicos, que certamente ficarão reservados para a apresentação oficial, marcada para 11 de julho. Contudo, sabe-se que contará com versões híbrida e elétrica, sendo que esta última utilizará a mesma solução do Citroën ë-C3 (motor de 113cv) e bateria LFP (ferrofosfato de lítio) de 44 kWh brutos e 42 kWh úteis).

Deverá apresentar uma autonomia de cerca de 320 km, carregamento a uma potência máxima de 100 kW em corrente contínua (20-80% em 26 minutos), etc. Na ausência de confirmação, o preço de arranque do Grande Panda elétrico poderá ser inferior a 25 mil euros.

“A melhor maneira de celebrar os 125 anos da Fiat é começar a escrever as primeiras páginas do nosso futuro, começando com o novo Grande Panda. Concebido em Turim, Itália, pelo nosso Centro Stile, a nova criação da Fiat encarna os valores do seu precursor”, sublinha Olivier François, CEO da Fiat.

“Este automóvel compacto é baseado numa plataforma global, dando à Marca a oportunidade de expandir o seu alcance a nível mundial. Com o Grande Panda, a FIAT inicia agora a sua transição para plataformas globais comuns que abrangem todas as regiões do planeta, transmitindo os benefícios resultantes aos seus clientes em todo o mundo. De facto, o Grande Panda está perfeitamente adaptado às famílias e à mobilidade urbana em todos os países… um verdadeiro FIAT!”