Ioniq 5 tem 650cv e acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,4s

Primeiro N elétrico foca-se na experiência de condução e tem tecnologias oriunda dos circuitos

Primeiro N elétrico foca-se na experiência de condução e tem tecnologias oriunda dos circuitos

O primeiro “N” elétrico da Hyundai, o Ioniq 5 N, foi por fim apresentado e revela números que prometem fazer (muito) ruído: 650 cavalos de potência, 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima de 260 km/h.

O “5 N” estreia uma nova bateria de 84 kWh e conta com dois motores elétricos, um por cada eixo, para um rendimento combinado de até 650 cv, com o N Grin Boost ativado (600cv sem modo Boost).

O N Grin Boost maximiza a aceleração com um incremento de potência por 10 segundos, enquanto o N Launch Control proporciona três níveis de tração diferentes para o arranque mais rápido possível, permitindo aos condutores arrancar com o seu veículo como um carro de corrida profissional. O Track SOC calcula automaticamente o consumo da bateria por volta.

Conta ainda com os sistemas N e-shift ou N Active Sound +. O primeiro simula as passagens de caixa da transmissão de dupla embraiagem (DCT) de oito velocidades que equipa carros do departamento com motor a gasolina; o segundo, com dez altifalantes simula o som dos motores térmicos dos N e outros inspirados nos aviões de combate a jato.

Mas a panóplia tecnológica não fica por aqui. A função N Race otimiza adicionalmente a resistência do “5 N” em circuito, dando aos condutores um controlo mais direto sobre a utilização de energia do carro. O N Race aplica uma abordagem derivada dos desportos motorizados para maximizar os recursos, com vista a obter os tempos mais rápidos possíveis.

Com o N Race, é possível escolher-se entre “Endurance” ou “Sprint”. A “Endurance” maximiza a autonomia na pista de corridas, algo que é conseguido limitando o pico de potência, o que resulta num aumento mais lento da temperatura.

Comparativamente, o “Sprint” dá prioridade à potência e fornece picos mais curtos de energia total. Isto ajudará os condutores a gerir com precisão a sua estratégia energética e a criar uma janela de desempenho ideal para atingir os seus objetivos de desempenho de condução.

Outra opção interessante é o N Road Sense, que recomenda automaticamente a ativação do Modo N, quando são detetados sinais de trânsito de curva dupla, permitindo que os condutores aproveitem ao máximo cada segundo da sua condução.

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É, de resto, 20 mm mais baixo que o Ioniq 5, 50 mm mais largo na parte inferior para acomodar pneus mais largos e 80 mm mais comprido devido ao difusor mais proeminente. As jantes de alumínio forjado de 21” estão equipadas com pneus Pirelli P-Zero 275/35R21.

Na traseira, destaque para o proeminente spoiler em asa, exclusivo para a versão N, juntamente com o difusor traseiro e a saída de ar com um contorno de cor de laranja, ajudam a controlar o fluxo de ar para otimizar o desempenho aerodinâmico. Por baixo da escotilha traseira encontra-se uma cobertura do para-choques preta exclusiva N com gráficos refletores em forma de bandeira axadrezada.

“O Hyundai Ioniq 5 N foi desenvolvido para levar o prazer de condução a um novo nível, utilizando as mais recentes tecnologias disponíveis. Com o Hyundai Ioniq 5 N, a gama N pretende proporcionar uma experiência de condução divertida caraterística dos Ns, independentemente de o veículo ser a gasolina, elétrico ou a hidrogénio”, afirmou Till Wartenberg, Vice-Presidente e Diretor da Marca N e do Desporto Automóvel da Hyundai Motor Company.

“Para o conseguir, monitorizámos de perto as opiniões dos nossos fãs para afinar o nosso primeiro N totalmente elétrico, com o objetivo de eletrificar a paixão de condução dos nossos N-entusiastas.”

O preço ainda não é conhecido, mas para comparação a versão mais equipada do Ioniq 5 tem um preço de 62 mil euros, pelo que se podem esperar preços largamente acima dos 70 mil euros.