15 modelos da Mercedes recebem função ‘Mudança Automática de Faixa de Rodagem’

Função chega a cerca de 200 000 veículos já entregues a clientes na Europa

Função chega a cerca de 200 000 veículos já entregues a clientes na Europa

A Mercedes-Benz anunciou a introdução da função Mudança Automática de Faixa de Rodagem 1 (ALC na sigla em inglês) em mais modelos, nomeadamente os Classe C, Classe E, Classe S, GLC, CLE, EQE, EQS, os modelos EQS SUV e EQE SUV. Todos podem agora ser equipados com ALC – diretamente de fábrica e/ou através de uma atualização over-the-air.

Paralelamente à configuração correspondente dos novos veículos, a Mercedes Benz está também a disponibilizar a função Mudança Automática de Faixa de Rodagem a cerca de 200 000 veículos já entregues a clientes na Europa.

A nova função de assistência pode ser instalada por fases a partir de setembro de 2024 através de uma atualização over-the-air (OTA), ou seja, através da ligação móvel do veículo.

Todos os modelos da atual série de modelos do Classe E (214), bem como o CLE Coupé e o CLE Cabriolet, podem ser atualizados desta forma. Isto também é possível para o Classe C e Classe S, bem como para o GLC, EQE e EQS (na variante limousine e SUV) a partir do ano de modificação de 2023.

Leia ainda: Novo Mercedes-Benz CLE Cabrio abre capota ao verão

Os clientes serão notificados da disponibilidade na sua região. A atualização pode então ser iniciada através do assistente de atualização no ecrã do sistema de informação e entretenimento MBUX ou através da aplicação “Mercedes me”.

O ALC permite que o veículo inicie automaticamente uma mudança de faixa em autoestradas e vias rápidas adequadas quando o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC é ativado, para ultrapassar veículos mais lentos ou seguir o itinerário para a próxima saída.

O Assistente Ativo da Direção encarrega-se da mudança automática de faixa de rodagem na autoestrada ou via rápida. Uma vez que se trata de um sistema de Nível 2, o condutor continua a ser responsável pela condução do automóvel em qualquer momento.

Os sensores de radar e as câmaras monitorizam constantemente as imediações do veículo, de modo a ultrapassar os veículos mais lentos na autoestrada ou via rápida e, em seguida, regressar à faixa de rodagem original. Além disso, a função também pode iniciar uma mudança automática de faixa de rodagem para manobrar o veículo para as saídas relevantes de autoestrada ou via rápida quando a orientação de itinerário está ativa.

Na Europa, a função Mudança Automática de Faixa de Rodagem está ativa numa gama de velocidade de 80 a 140 km/h.