A Volvo libertou as primeiras imagens da berlina elétrica ES90, um modelo que substituirá o S90 como topo de gama da marca sueca.
O ES90 partilhará com o EX90 plataforma e motorizações, incluindo uma configuração de tração integral (um motor por eixo) com versões de 408 cv e 571 cv. A bateria de 111 kWh permitirá autonomias em torno dos 700 km com apenas uma carga.
Ao contrário do que aconteceu com o EX90, que foi apresentado no final de 2022 e só agora está a ser entregue aos primeiros clientes, o lançamento do ES90 deverá ser relativamente rápido. “Quando adiamos o EX90, parte do atraso foi para garantir que o software pudesse ser reutilizado a um nível muito elevado”, afirmou Jim Rowan, CEO da marca sueca.
«O que vamos assistir é à reutilização de algum código realmente robusto que teremos escrito e testado no EX90. Isto significa que o trabalho de desenvolvimento será muito mais barato. “Podemos garantir que a distância entre o lançamento destes automóveis e a entrega aos clientes está muito mais alinhada com o que gostaríamos: alguns meses versus um ano ou mais”.